
Considerada a medida mais simples, econômica e eficaz para combater as infecções, sejam elas hospitalares ou comunitárias.
Durante a semana foram relembrados os cinco momentos oportunos para higienização de mãos e a importância desse cuidado na prevenção das doenças infectocontagiosas. As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose.
Torcedores Corintianos continuam baderneiros e caloteiros

O Serviço de Controle e de infecção recebeu o apoio da Comissão de Segurança do paciente e do SESMT durante o evento. Como slogan “Segundos que salvam vidas, higienize suas mãos”, um grupo de colaboradores participou efetivamente da ação.
A infecção hospitalar, ou Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS) é definida como qualquer infecção adquirida enquanto a pessoa está internada no hospital, podendo se manifestar ainda durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou a procedimentos realizados no hospital.
Adquirir uma infecção no hospital não é incomum, pois este é um ambiente em que estão muitas pessoas doentes e em tratamento com antibióticos.
Por isso, a importância da Santa Casa em prevenir as doenças infectocontagiosas, salientando a higienização das mãos dos colaboradores do corpo clínico.

Fotos: Santa Casa de Alegrete