
As efélides, conhecidas como sardas, são consideradas lindas em vários lugares do mundo, principalmente na Irlanda. Elas são muito raras, pois não é em todo tipo de pele que elas aparecem. Algumas pessoas a consideram manchas horríveis, enquanto outras adoram e até fazem procedimentos para “cria-las” de algum modo.
Podem surgir através de dois modos:
- Genética: pessoas que possuem parentes com sardas têm maiores chances de desenvolvê-las.
- Exposição solar: a exposição ao sol em excesso e a falta de cuidados com a pele são os principais causadores das sardas.
Geralmente, as sardas surgem em peles claras, devido à exposição da pele a raios solares e a baixa quantidade de melanina presente no corpo. Elas aparecem nos lugares que mais são expostos a radiação solar, como nariz, colo, ombros e maçãs do rosto.
COMO EVITAR O APARECIMENTO DE SARDAS?
- Use bastante protetor solar, todos os dias, para proteger a pele dos raios solares;
- Evite longas exposições ao sol, como banhos de sol e bronzeamento.
COMO REMOVER AS SARDAS?
- Clareadores em creme: são os mais usados devido a fácil aplicação;
- Peeling químico: remove as camadas danificadas da pele e junto com elas as sardas. É realizado em várias sessões, de acordo com o nível das pintinhas.
- Laser: são sessões de luz pulsada diretamente sobre as sardas que ajudam a clarear. Novamente, o número de sessões varia de acordo com as manchinhas.
COMO TER SARDAS?
- Maquiagem: muitas pessoas recorreram a tutoriais de maquiagem para ter as famosas sardas, nem que seja por pouco tempo. Podem ser feitas com lápis, corretivo e pó.
- Tatuagem: algumas pessoas recorrem à tatuagem em forma de sardas, pela praticidade durante o dia a dia.
SARDA É UM PROBLEMA DE SAÚDE?
Não, ela não indica algum problema de saúde. Mesmo muitas pessoas confundindo com indício de câncer de pele, especialistas já afirmaram que as sardas são completamente benignas, ou seja, não trazem nenhum risco à saúde.
Geovanna Valério Lipa