Saúde de Alegrete se prepara em caso de infecção com o novo vírus – Mpox

O novo vírus mpox é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida entre pessoas e animais. A "varíola dos macacos", como era então chamada essa doença, foi identificada pela primeira vez justamente em colônias de macacos, em 1958.

Com registro de cinco pessoas confirmadas no RS, os agentes de saúde de Alegrete já estão se preparando em caso de pessoas do município serem infectadas pelo Mpox.

A Secretaria da Saúde Nidieli Benevides informa que já estão reunidos com o infectologista, Dr Guilherme Zinelli, para aperfeiçoar estratégias de controle a doença, e no próximo dia 27 haverá uma capacitação para as equipes de saúde sobre a coleta, testagens e tempo de isolamento.


– E já estamos atentos juntamente com o setor de Epidemiologia do município. O estado ainda não divulgou protocolo, mas já estamos nos adiantando com as capacitações das equipes de saúde, salienta a secretaria de saúde de Alegrete.

Professor Paulo Garcez Leães, recentemente falecido, recebeu comoventes homenagens em Pernambuco


Ela informa que a Santa Casa, também, já está organizando o protocolo de atendimentos e internações e estamos programando uma reunião para alinhar como serão as ações, após o envio do protocolo do estado, cita.

Hoje, porém, já sabemos que a infecção que recebeu o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana também pode ser transmitida por roedores, como esquilos, e outros mamíferos, como até mesmo o cão doméstico. Por isso a mudança de nome.

Ela é causada pelo vírus chamado MPXV (do inglês, monkeypox virus

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários