
O Município de Santiago está investigando um caso suspeito de coronavírus. A paciente é uma senhora que chegou há poucos dias da Itália, teve febre e procurou atendimento médico com um profissional que atende sua família. Ela está isolada em casa e, caso saía na rua, terá que usar máscara cirúrgica.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Eldrio Machado, a paciente está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica do Município. Um dos sintomas, segundo Eldrio, é a secreção nasal, que permite a coleta de material que é encaminhado para análise no Laboratório Central do Estado (LACEN). A senhora de Santiago, porém, não apresentou esse sintoma.
Ainda, segundo o secretário, o Município passou a monitorar a paciente ao constatar que ela veio da mesma região da Itália onde um homem de São Paulo contraiu o vírus, sendo o primeiro caso confirmado da doença no Brasil.
Santiago está preparada para combater o vírus
Santiago é um dos primeiros Municípios do Estado a concluir o seu Plano de Contingência para o Coronavírus, adequado a realidade local, mapeando todos os pontos de atuação, considerando a participação das unidades municipais de saúde, do Grupo Hospitalar Santiago, do Hospital Militar e outras entidades. Todos estão preparados.
O plano foi apresentado nesta quinta, 27, pelo Secretário Eldrio Machado e sua equipe e pontua sobre os protocolos de atendimento em casos da doença, algo que pode ser inevitável, mais cedo ou mais tarde. Eldrio ressalta que é importante a população se manter calma e seguir as orientações dos especialistas.
Sintomas
– Febre alta;
– Tosse seca;
– Dificuldade para respirar;
– Cansaço.
Tratamento
Ainda não há um tratamento específico, nem vacina. O Ministério da Saúde recomenda repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas (como analgésicos), conforme cada caso.
Cuidados
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; Sempre lavar as mãos após tossir ou respirar.
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Usar lenços descartáveis ;
– Ao utilizar transporte público usar álcool gel nas mãos;
– Manter os ambientes sempre ventilados;
– Evitar aperto de mãos com pessoas que apresentem sintomas gripais;
– Evitar tocar nos olhos, nariz ou boca.
Fonte: Rafael Nemitz – Blog Rafael Nemitz