SEDETUR participou do Dia de Campo “Ovinos do Alegrete”

Foi realizado, no início do mês,  na Fazenda Timbaúva, localidade do Capivari, propriedade do casal Carlos Roberto Pereira Martins e Vera Lúcia dos Santos, o primeiro Dia de Campo do grupo Ovinos do Alegrete, em 2020. O evento contou com a presença de produtores rurais, professores, técnicos e estudantes, entre estes, a concluinte do curso de zootecnia Mariele Marquês do Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete e, a acadêmica de medicina veterinária Inez Van Der Coelen da University of Ghent, da Bélgica, que realizaram estágio em ovinocultura, na estância São Manoel do Vacacaí em Alegrete, propriedade de Martha Louzada.

Estiveram presentes a presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Alegrete Ana Carolina e a secretária da Comissão Jovem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete, Fernanda Munhoz. Ambas as comissões vêm desenvolvendo atividades de fomento e valorização da ovinocultura. Martha Louzada, membro do grupo relatou a importância da presença de jovens para que a ovinocultura tenha um futuro garantindo. Também prestigiaram o evento, representantes do Instituto Federal Farroupilha, Sindicato Rural de Alegrete, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete, Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR), Cooperativa de Lãs Mauá e Projeto Juntos para Competir (SEBRAE, SENAR e FARSUL).

 

Na oportunidade, o produtor Evandro Corrêa, um dos coordenadores do grupo, fez a apresentação do projeto “Censo da Ovinocultura”, que consiste no levantamento de informações sobre os rebanhos das propriedades integrantes, para a organização de um banco de dados e planejamento de ações.

Alegrete possui o segundo maior rebanho do Estado, no entanto a atividade tem a possibilidade de alcançar ainda maior importância econômica para as propriedades e região da Fronteira Oeste. Os produtores Gaspar Guterres e Altair Alves Pereira são os idealizadores do grupo Ovinos do Alegrete e comentaram sobre a importância dos dias de campo, momento em que é possível a troca de experiências entre os produtores. Na oportunidade foi discutido sobre estruturas para manejo, reprodução e alimentação de ovelhas.

 

Conforme o engenheiro agrônomo da SEDETUR, Leonardo Cera, o grupo tem como objetivo desenvolver o espírito de associativismo, através de ações como capacitação dos produtores, compra conjunta de insumos e produção de animais com padrão de qualidade exigido pelo mercado, tanto para lã como para carne, fomentando o fortalecimento da ovinocultura na região.

DPCOM