
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Alegrete, o número de barbearias em Alegrete já ultrapassa as cento e cinquenta, sendo vinte e seis delas abertas no último semestre de 2023. Os empreendimentos são o segundo ramo que mais cresce no Município, atrás somente das lancherias que dominam o setor, no quesito de expansão.
Ueslei, a paixão pela aviação e suas miniaturas de aeronaves
O proprietário de uma rede de barbearias de Alegrete, destacou que o mercado sempre foi uma segmento forte, porém, de uns anos pra cá, a movimentação de artistas e jogadores de futebol, fez com que diversas pessoas se interessassem em aprender e se desenvolver na profissão, com isso, diversos cursos e mentorias foram criadas para atender esse público, disse o gestor.
Outro ponto destacado é que o valor bruto recebido por muitos barbeiros é muito acima do padrão convencional dos brasileiros.”Hoje em dia, se o servidor trabalha de segunda à sexta ele consegue uma renda bem acima do padrão, algo em torno de 3 mil a 4 mil”, explicou.
Já outro empresário do ramo, explicou que essa rápida expansão se deve principalmente pela taxa de desemprego em todo país.”Para o servidor se tornar barbeiro basta ele fazer um curso e disponibilizar tempo para desempenhar a atividade. Acredito que uma saída para o pessoal que não encontra trabalho é virar empreendedor do seu próprio negócio, e as barbearias são uma boa vitrine”, destacou.