
Entre os dias 22 e 23 de abril, o Centro Cultural do município foi testemunha de grandes debates pertinentes à importância da literatura.




Com o tema “Caminhos para a formação de leitores na escola”, o primeiro dia contou com a presença do professor e escritor Gustavo Czekester, de Porto Alegre, que abordou a escrita criativa como forma de construção de leitores. À tarde, teve início com o relato de experiência sobre o projeto “Quem desenha também conta histórias”, coordenado pela professora Catiuscia Carvalho da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira – Ciep. Na sequência, a professora Izabel Antunes, de Uruguaiana, abordou as múltiplas faces da leitura no processo de formação de leitores.
Brigada Militar prende mulheres em Alegrete por mandados de prisão


Na noite de segunda-feira, o evento foi coordenado pelo projeto Movimento a Cultura no CC, onde ocorreu o recital poético “Poesias para se trabalhar na escola”, com o incremento musical da dupla Tiano e Vinícius. A performance cênico-literária “Iracema”, coordenada pela professora Naiana Brossard Fantineli, do Colégio Divino Coração, abriu a programação do segundo dia. Posteriormente, a professora Aline Vieira de Melo apresentou o projeto Motus – Movimento literário digital, da Unipampa.


Em seguida, subiu ao palco a escritora e contadora de histórias Márcia Funk Dieter, de Ivoti, que animou o público com uma palestra-show sobre literatura infantil, além do aspecto didático. À tarde, tivemos as apresentações dos alunos da EMEB Francisco Mafaldo – Polo do Caverá, e do educador social e rapper Vinicius (Guerreiro) Poeta, de Cachoeirinha, que abordou o tema da literatura periférica na sala de aula, encerrando a programação da jornada.
Futebol amador não tem infraestrutura nos campos; falta água, luz e banheiros




O evento também contou com a Feira de Troca de Livros da Biblioteca da Unipampa, a exposição “Quem desenha também conta histórias” do Ciep, um recital de piano com Alexandre Rohan, a comercialização de livros da JB Livros, além da exposição da Motus Digital. Josie Pillar fez a interpretação em Libras do evento. A segunda edição da Jornada Literária de Alegrete foi realizada pelo Sistema Fecomércio Sesc e pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer.
