
Bem, se tratando de sua casa, quem manda é você. No entanto, se você quiser seguir o sentido religioso do Natal, existe um dia “D” apontado como o ideal para desmontar a árvore.
Ela e todo o restante dos enfeites devem ser guardados até 6 de janeiro, ou seja nesta sexta-feira. Esse dia, para os católicos, se comemora o Dia de Reis, que é quando os três reis magos se encontram com Jesus Cristo para presenteá-lo.
É só nessa época, um pouquinho antes da desmontagem, que os reis do presépio devem “chegar ao destino”, se aproximando do presépio. Antes disso, o ideal é que eles permaneçam afastados, se aproximando um pouquinho a cada dia.
Com a chegada dos reis é que as comemorações de Natal devem ser encerradas e a árvore, claro, delicadamente guardada para o próximo Natal.
Maria, uma mãe cheia de fé que contrariou diagnósticos da medicina, deixou muita saudade
Mas é bom lembrar, mais uma vez, que as pessoas costumam ter suas próprias tradições sobre a montagem e desmontagem da árvore e dos enfeites de Natal, e todas merecem respeito. Baseada em uma tradição relacionada aos costumes católicos, encerrando o ciclo de festividades do Natal e Dia de Reis, é mundialmente o dia em que se desmonta a árvore de Natal.