A semana inicia com os órgãos de segurança paralisados em Alegrete, seguindo uma tendência em todos os municípios do Estado. Desde ontem a Brigada Militar esta com sua frota no pátio do quartel. Das 14 viaturas, apenas uma está em serviço. As demais ou estão com a documentação atrasada ou com problemas mecânicos, devido a falta de manutenção. No domingo, além das viaturas do Policiamento Comunitário, havia outra que estava em operação, mas foi retirada de circulação por falta de condições. Com isso, todo o efetivo conta com apenas uma para atender ocorrências.
Ontem à noite os PMs prestaram serviço a pé nas ruas centrais da cidade. A reportagem do portal Alegrete Tudo, flagrou uma dupla de policias no centro da cidade. Ninguém quis falar sobre a situação, mas fica evidente o constrangimento e a contrariedade deles com o quadro de dificuldades e falta de condições para exercer a função.
Um policial aposentado revelou a nossa reportagem, que há uma articulação sendo preparada para esta manhã de segunda-feira, envolvendo o efetivo ou parte dele, numa manifestação que vai procurar fazer a população ver o delicado momento que passa a instituição. A qualquer momento, teremos informações sobre o posicionamento dos PMs de Alegrete, neste dia que em todo o Estado há protestos pelo parcelamento dos salários e, trás ao conhecimento de toda a sociedade, o quanto estamos fragilizados numa área de vital importância na vida de cada um de nós.
Na Polícia Civil, apenas os flagrantes, casos envolvendo a lei Maria da Penha e ocorrências contra crianças e idosos, serão atendidos. Também haverá manifestações nesta manhã.
Nos Bombeiros, não houve confirmação, mas ocorrência envolvendo incêndio, se ocorrer, será atendida. Os demais serviços de inspeção, licenças, alvarás e outros, provavelmente sejam paralisados.
A Polícia Rodoviária Estadual de Alegrete, segundo informações desta madrugada, terá expediente normal.