
Depois de dois finais de semana seguidos de lockdown, em que tudo parou, inclusive os mercados, com objetivo de conter as aglomerações em parques, praças e no comércio, neste final de semana dos pais, não haverá lockdown em Alegrete. A decisão foi depois de uma reunião na noite desta terça-feira(4), entre o Prefeito Márcio Amaral e o Comitê Municipal de Combate à pandemia do novo coronavírus, segundo a Assessoria de Comunicação.
Um dos objetivos do Comitê, nas outras duas semanas, foi mostrar para a comunidade a gravidade da situação e a importância de evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus.
Muitos foram multados por desrespeitarem o Decreto em vigor, mas o movimento nas principais ruas da cidade foi quase a zero -cumprindo a determinação da medida.
-O prefeito Márcio Amaral diz que a comunidade deve se sensibilizar que não é brincadeira e já chegamos a ter a quase totalidade dos leitos da UTI COVID ocupados e isso é preocupante. “Devemos seguir ainda com mais rigor os protocolos de saúde com os cuidados e distanciamento para preservar a saúde de cada um e do coletivo”, enfatiza Amaral.
A fiscalização se manterá firme, porque o objetivo é para que todos evitem toda e qualquer aglomeração. Mesmo com as constantes campanhas e publicações que abordam a importância do distanciamento controlado, muitas pessoas parecem que ainda não compreenderam a dimensão do problema que estamos enfrentando. O município e a região estão, atualmente, na bandeira laranja e os cuidados precisam ser mantidos para evitar acelerar a contaminação pelo novo coronavírus.
Também tem o Decreto Estadual 55.240, de 10 de maio de 2020, que estabelece o uso obrigatório de máscara em todos os lugares, inclusive nas ruas. O valor da multa para quem circula sem máscara é de R$ 183,28, referente a uma Unidade de Referência Monetária de Alegrete.