
Agora, passado o pavor, famílias buscam reorganizar suas vidas e o Estado a sua reconstrução. Não é diferente para esta região que integra a metade sul e que também foi atingida pelas cheias. A Associação dos Arrozeiros de Alegrete, em consonância com os esforços de um Estado inteiro, traz esta preocupação para um debate forte sobre o que fazer daqui para a frente. O tema da Semana Arrozeira, que começa no dia 28 de julho e vai até o dia 2 de agosto, é “Desafios e Oportunidades para a Metade Sul: que tamanho somos?”.
Procurador do Estado emite parecer sobre pagamento de incorporações a servidores da Prefeitura
Para estas respostas, a organização da Semana Arrozeira convidou um time de primeira linha como palestrantes. Na primeira noite, dia 30, o professor Luiz Carlos Molion, meteorologista da Universidade Federal de Alagoas, que já esteve no ano passado e encantou com sua palestra sobre o clima, vem abordar desta vez as “Perspectivas para o Clima para 2024 e Tendências para os Próximos 10 Anos”. O moderador será Gilberto Pilecco.

Na quarta-feira, dia 31, às 19h30min, haverá a apresentação dos resultados do Projeto Agro Verde Oliva e entrega dos certificados aos participantes. Logo após, será feita a apresentação dos resultados do Núcleo de Assistência Técnica (NATE) IRGA nos anos 23/24 e a entrega do Selo Ambiental, a cargo de Ivo Mello, coordenador do 9º NATE/IRGA Alegrete. No segundo momento, às 20h30min, haverá uma palestra com Marjorie Kauffmann e Marcelo Camardelli, respectivamente secretária e secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, que vão abordar o tema “Avanços Conseguidos nas Políticas Ambientais Voltadas para o Desenvolvimento do Agro”, tendo como moderadora Mônia Schluter.
Com a greve do INSS, segurados dependem mais do que nunca dos serviços digitais
Para quinta-feira, 1º de agosto, às 9h, haverá uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete. Às 15h, haverá uma roda de conversa sobre “A Força das Mulheres no Agro”, com os seguintes painéis: às 15h15min, painelista Mônia Schluter (Agroplan), “Desafios e Oportunidades”; às 15h45min, painelista Aline Juzwiak (Agroo Gente), “Inovação e Liderança no Campo: Histórias que Inspiram.” Às 16h15min, painelista Gyovana Torres (Dipo Agronegócios), “Fortalecendo o Agro: Uma Jornada de Sucesso”. As palestras da noite, às 20h, contarão com a participação do Dr. Nestor Hein, advogado da Farsul, que vai focar em “Segurança Jurídica para Empreendedores”, tendo como moderador Marlon Weide.
A última noite, na sexta-feira, dia 2, será a noite política não partidária, mas classista setorial, com a participação dos seguintes parlamentares: deputado federal Ubiratan Sanderson, deputado federal Luciano Zucco e deputado estadual Adolfo José Brito, presidente da Assembleia Legislativa do RS, que abordarão o tema central da Semana Arrozeira: “Desafios e Oportunidades para a Metade Sul: que tamanho somos?”. O moderador será Henrique Osório Dornelles.
Informou o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Gustavo Thompson Flores, que este ano não haverá o tradicional baile do arroz, por decisão da diretoria, face à conjuntura vivida por todos. A organização do evento decidiu investir todos os esforços para que seja uma semana de muito trabalho e resultados. O Parque de Exposições Lauro Dornelles terá este ano mais espaço para o evento, a exemplo do ano passado. E a comunidade pode participar, com acesso aberto ao público, reforça o presidente.