
O evento ocorreu no Museu do Vasco Alves, localizado no 4º subdistrito, na Fazenda Progresso, de propriedade de Luis Miguel Gonçalves Trindade Sagasti.
Durante a cerimônia, conduzida pela Diretora de Cultura Vanessa Peres, foi gerada a chama da paz, que será transportada por cavaleiros ao longo de um percurso de 45 km até o Museu do Gaúcho, onde, no dia 24 de fevereiro, ocorrerá a abertura oficial da semana com uma programação que inclui um show musical dos Chacreiros.
Leia mais: Milton Saldanha deixa o mundo das gineteadas aos 60 anos
Ainda na solenidade, foi realizada uma missa campal pelo Padre Silvano Aquino Melo, com a presença da imagem de Nossa Senhora da Paz, símbolo do fim da Batalha da Sanga, ocorrida em 1893. Também foi feito o plantio de uma muda como parte das atividades simbólicas do evento.
A Semana da Paz é uma celebração do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em referência ao Tratado de Paz de Ponche Verde, que marcou o fim da Revolução Farroupilha. Instituída no 42º Congresso Tradicionalista Gaúcho em 1997, a iniciativa foi proposta pelo radialista Milton Mendes de Souza.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Alegrete, Jesse Trindade, da coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Ilha Maria Borba Goulart, do vice-coordenador Adalberto Lima, do vereador José Rubens Pillar, da Secretária de Agricultura Gabriela Weiler, do Diretor Geral da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marco Antônio Saldanha Jr., da Diretora de Cultura Vanessa Peres, da Diretora do Museu do Gaúcho, Andréia Marconato, além de representantes da Brigada Militar, incluindo o Sargento Pires, o Soldado Rosli e o Soldado Soltau, que representaram o Capitão Lançanova.
Leia mais: Alegretense é baleado durante assalto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
O evento também contou com a presença de prendas, peões da 4ª Região Tradicionalista, patroas, patrões de entidades tradicionalistas, funcionários municipais e um público expressivo. O tema deste ano, “Somos todos responsáveis pela paz e pela vida”, reforça o compromisso com a construção de comunidades resilientes e sustentáveis.
A programação da 29ª Semana da Paz inclui diversas atividades entre os dias 24 e 27 de fevereiro:
24 de fevereiro (segunda-feira): Chegada da Cavalgada da Paz, mateada, plantio, celebração ecuménica e show musical no Museu do Gaúcho.
25 de fevereiro (terça-feira): Palestra sobre saúde e qualidade de vida com o nutricionista Alan Boldori.
26 de fevereiro (quarta-feira): Palestras nas escolas ministradas pelo Departamento Cultural da 4ª Região Tradicionalista, prendas e peão regional.
27 de fevereiro (quinta-feira): Roda de conversa sobre “Conectando tradições e saúde mental” com a psicóloga Bárbara Correia no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça Central.
A Semana da Paz segue até o dia 27 de fevereiro, promovendo reflexões sobre a importância da paz e da convivência harmoniosa na sociedade.








































