
De acordo com a Climatempo Meteorologia, este fenômeno meteorológico promete intensificar temporais em diversas regiões do estado, com destaque para o Litoral Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Norte, Serra e Sul.
Além das fortes chuvas, a Climatempo informa que a formação desse novo ciclone trará consigo rajadas de vento com velocidades entre 50 e 70 km/h, o que eleva o risco de danos materiais e complicações para a população local.
Você pode auxiliar pessoas fragilizadas emocionalmente; veja como fazer isso
Stefanie Tozzo, meteorologista da Climatempo, explica que “o sistema vai se formar ao longo do dia e, durante esse processo, toda a instabilidade que já estava atuando sobre o estado será reforçada”, aumentando a probabilidade de tempestades.
A região do Vale do Taquari, que já foi afetada pela passagem de um ciclone no início do mês, também está sob alerta e pode registrar tempestades e ventanias.
Fazenda arrombada deixa prejuízo de 12 mil reais ao proprietário
Segundo os especialistas, a tendência é que o afastamento do ciclone ocorra na quarta-feira, aliviando as condições meteorológicas adversas que estão por vir.
Previsão para a segunda-feira e os próximos dias
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para a segunda-feira(25), em Alegrete, é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. Os ventos serão moderados, soprando predominantemente do sudeste ao leste.
Para a terça-feira(26), a previsão indica a continuidade das condições instáveis, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima deve atingir 11°C, com a máxima chegando a 17°C, e a umidade relativa do ar varia entre 80% e 100%.
Comerciante alerta: a população não deve deixar morrer os mercadinhos de bairro
Na quarta-feira(27), o tempo permanecerá instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. A temperatura mínima será de 8°C, com máxima de 19°C, e a umidade relativa do ar se manterá elevada, atingindo 100%, mas com uma diminuição para 50% de umidade mínima.
Já na quinta-feira(28), as nuvens devem predominar na região, com temperaturas entre 8°C e 21°C, e umidade relativa do ar permanecendo alta.
Em Alegrete, o Rio Ibirapuitã está novamente chegando a marca de inundação de 9,70 metros e 266 pessoas permanecem fora de casa há mais de 15 dias.