

Com a mediação da Secretária de Educação e Cultura, Angela Viero, o trabalho enfocou a formação de profissionais que prestam atendimento, principalmente em escolas, a crianças e jovens com o transtorno do espectro autista.

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar Social CIDBES da Câmara de Vereadores de Alegrete, presidida pelo Vereadro Itamar Rodriguez, é promotora do evento. Contou com apoio da Prefeitura, APAE, SAAIA e 10ª Coordenadoria de Saúde promovem o Seminário: Formação da Rede de Atendimento ao TEA nos dias 7 e 8 de junho no Plenário da Câmara Municipal.
Regina Menna R de Oliveira- Neuropsicopedagoga destacou que o diagnóstico é fundamental e que os autistas precisam de cinco profissionais em seu acompanhamento: neuropediatra, fonoaudióloga, pediatra, psicóloga e fisioterapeuta.
O vereador Bolsson entrou, on line, desde o plantão pediátrico e disse do esforço e trabalho das pessoas em uma construção que vem de tempos. Que é um marco e prioridade essencial organizar e melhorar cada vez mais a Rede deste atendimento.

Um questionamento de uma estagiária da Escola Saint Pastous foi sobre a necessidade de se preparar e incentivar estudantes a estagiarem em classes com pessoas com a síndrome, assim como a formação de monitores que estão em sala de aula.
Padaria Frutos da Terra, do assentamento Novo Alegrete, vende pães para a merenda escolar
A Secretária Angela disse que sabe que precisam e estão trabalhando para melhorar toda essa rede atendimento e, inclusive, com monitores – disse que ninguém nasce sabendo e para isso que estão empenhados em trabalhar.

O doutor Rodrigo Smolarek falou dos equívocos que precisam ser corrigidos em relação ao concurso de 20h para quem atua em AEE, porque é uma carga pequena para a quantidade de trabalho e exigências que os professores precisam desempenhar.
Alambrador contrata transporte alternativo para trabalhar, não paga as corridas e ameaça motorista
A vereadora Firmina Soares – Fuca deu um depoimento emocionado ao falar que descobriu, há pouco tempo, que um neto tem autismo, depois de fatos relatados na escola em que estudava. Salientou a necessidade urgente de um Neuropediatra, porque muitos não tem condições de pagar e ter o diagnóstico e isso é muito sério, atesta. Ela disse, ainda que nenhum professor tem que dar esse diagnóstico.

O vereador Fábio Perez – Bocão informou que esteve na Assembléia Legislativa, na Comissão de Direitos Humanos e entregou um pedido para um médico neuropediatra para Alegrete. Ele diz que seus filhos são autistas e elogiou o atendimento da Escola Saint Pastous onde estudam.
Também foi abordado:
Cuidar e Bem-cuidar: Tratamentos e Acompanhamentos
Participantes:
Haracelli Fontoura (Secretária de Saúde);
Érico Duarte (Obstetra);
Marilene Campagnolo (Pediatra);
Equipe de Fonoaudiologia do CEMA.
13h30min – Conscientização e Identificação do TEA
Participante:
Luciano Hartmann – Neurologista
15h – Eixo 3: Políticas Públicas e Acolhimento;
O que temos e o que não temos?
Participantes:
Iara Caferatti – Secretária de Promoção e Desenvolvimento Social
Márcio Duarte, Lisiane Dutra, Thaís Cunha e Raquel Mesquita (Equipe Técnica da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social);
Ana Cristina da Costa – Diretora da Escola Paul Harris-APAE
Bruna do Canto – Assistente Social da OSC SAAIA
Mariza Baldissera – Equoterapia
16h45min – Eixo 4: Judicialização do Cuidado;
O agir imediato – O que se faz quando as políticas públicas não funcionam na prática.
Participantes:
João Monteiro – Advogado
Amanda da Gama – Defensora Pública
Fabiana Gallon- Juíza da 4º Vara do Trabalho
8 DE JUNHO DE 2022 – QUARTA-FEIRA
8h:30min –Abertura
Participação: CIDBES
9h – Acolhimento Familiar
Participante:
Luis Paulo Moura – Psicopedagogo
10h – Estimulação Precoce e Desenvolvimento
Participante:
Daniela Maicá – Terapeuta Ocupacional
11h – Genética e o TEA;
Participante:
Dânae Longo – Geneticista
12h – Intervalo
14h – Construção da Rede Municipal de Atenção ao TEA
Participantes:
Profissionais da rede.
16h – Coffe Break
17h – Coletiva para a apresentação da Rede Municipal de Atenção ao TEA à comunidade alegretense .
17h:30min – Encerramento