
Em um primeiro momento, na parte da manhã, Alexandre Ness, gerente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apresentou as ações e um panorama sobre os investimentos e financiamentos em energias renováveis. Dando sequência às palestras da manhã, o diretor da Hidroenergia Márcio Kielling disponibilizou seu conhecimento sobre a Geração Hídrica. “Acredito que seja algo a ser observado cada vez mais para que futuramente esteja nos planos de nosso município” – destaca o alegretense Márcio Kielling.
A pandemia do ponto de vista estatístico está dominada em Alegrete, mas não acabou
No período da tarde, o seminário ampliou os debates sobre a temática com a primeira palestra, intitulada como “Energia Solar Fotovoltaica como oportunidade de economia e investimento”, de Tiago Cassol, professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que, de forma remota, realizou sua apresentação. A energia solar foi o foco da palestra. Tiago destacou o potencial que existe na oportunidade de investimento nesta área. Em sequência, finalizando as palestras do dia, o Prof. Dr. José Wagner Kaehler – Unipampa – apresentou o trabalho do grupo de pesquisa EIRE para o MDR e AUSM na Bacia do Rio Santa Maria e o suporte para as Prefeituras Municipais na promoção de eficiência energética e fontes renováveis de energia.
Por fim, o prefeito Márcio Amaral agradeceu aos palestrantes e toda a organização do evento dando a devida importância ao Seminário de Energias Renováveis de Alegrete. “A nossa terra precisa disso. Precisa expandir os horizontes para as energias renováveis e se familiarizar com estes investimentos. Ao pensarmos desta forma, estamos ampliando os mercados para a nossa cidade “ – ressalta o prefeito.