
O seminário acontece no dia 7 de outubro, paralelo a programação da Feira do Livro 2022. O evento será realizado das 9h às 19h, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek.
Donos devem juntar as fezes de seus cães das calçadas
A organização está a cargo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Alegrete, Sesc e prefeitura. O I Seminário Internacional do Povoamento Açoriano vai marcar os 270 anos de celebração no Rio Grande do Sul.
A abertura contará com uma apresentação musical com Bibiana Carneiro e Filipe Coelho. No período da manhã, o diretor regional das comunidades do Governo da região autônoma dos Açores/Portugal Dr. José Andrade falará sobre o tema.
Logo em seguida, a professora Dra. Susana Goulart Costa, explica o arquipélago dos Açores, fragmentos da sua geografia, história e cultura.
No período da tarde, Paulo Estivalet Flores Pinto, apresenta a palestra “O Rio Grande do Sul no século XVIII: um cenário de desafios para os açorianos”. A professora Dra. Véra Maciel Barroso, aborda o tema – Açorianos no Rio Grande do Sul, história, geografia e cultura.
Já às 18hs, Régis Albino Marques Gomes, fala sobre o gaúcho açoriano ou açoriano gaúcho ?. Encerrando o seminário, o professor alegretense Homero Corrêa Pires Dornelles, ministra a palestra intitulada “Açorianos em Alegrete: 211 anos”.
A inscrição é gratuita e pode ser efetivada através do link:
Foto: Letícia Garcia