
Elizabeth Souza, que coordena o setor, ressalta a importância da prevenção por meio do do PEP- profilaxia pós exposição, por exemplo, relações sexuais sempre com uso de preservativo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
Ela explica que nesses casos a pessoa deve em 72h buscar o PEP que é a profilaxia pós exposição e usar medicação indicada. A coordenadora diz que a medicação tem à disposição no SAE no Centro Social Urbano e aos fins de semana na UPA de Alegrete.
Setembro Amarelo| Jovem depressiva descreve os dias sombrios e as provações para manter-se viva
Ela explica que ainda tem a prevenção combinada para evitar mais risco, por exemplo, a quem tem um doença sexualmente transmissível como fazer os testes rápidos, tomar medicação para hipertensão e sempre usar o preservativo.
Saiba Mais
PEP (Profilaxia Pós-Exposição)É uma medida de urgência que deve ser tomada após uma possível exposição ao HIV. Pode ser indicada em situações como relações sexuais desprotegidas, violência sexual ou acidentes ocupacionais. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, de preferência em até 72 horas após a exposição, e dura 28 dias. A PEP é gratuita e oferecida pelo SUS.
A emoção de Neuza França, a avó de Matteus Amaral, com a realização das obras da nova casa
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição)É um método de prevenção que deve ser tomado diariamente antes de uma possível exposição ao HIV. É indicada para pessoas com maior risco de entrar em contato com o HIV, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH). A PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, clamídia e gonorreia
O Serviço de Atenção Especializada o SAE atende pacientes com DST, Aids e Hepatites virais com ofertas de consultas e tratamentos em salas do Centro Social Urbano no bairro Capão do Angico.