
Em Alegrete são duas unidades de atendimento, uma no Complexo Alexandre Lisboa (Aba) e outra na Zona Leste , no prédio do CER, visando viabilizar o atendimento aos moradores das respectivas regiões.
São realizados em média de 800 atendimentos/mes e atualmente os principais diagnósticos encaminhados pelos médicos da rede são: -reabilitação de fraturas, pós cirúrgicos de quadril e ombro, AVE, doenças respiratórias agudas e crônicas, pacientes oncológicos e pediatria.

A coordenadora do serviço, Silvana Guterres Magalhães, diz que tem uma grande demanda de encaminhamentos com tratamentos de médio a longo prazo, fazendo com que a rotatividade seja reduzida. Ela diz que existe uma demanda reprimida, que já foi amenizada, com o incremento de fisioterapeutas em todas as ESFs realizando o acompanhamento de pacientes com problemas crônicos e atuando na educação e promoção do autocuidado.

Silvana destaca ser importante ressaltar a importância do comprometimento do paciente, sendo assíduo e realizando sua parte no processo. Nosso índice de faltas ainda é elevado, mesmo com regras.
Acreditamos que o Serviço Especializado assumindo as urgências e os fisioterapeutas nas unidades dando suporte aos casos crônicos, será o caminho para dar suporte aos pacientes que necessitam do nosso cuidado.
