Além disso, agentes da parte administrativa foram habilitados para o uso de arma
De segunda-feira até este sábado, 20 agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários dos presídios de Santa Maria, Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santiago, São Francisco de Assis, São Sepé e São Vicente do Sul estiveram em salas de aula, no tatame e no estande de tiros do curso de Habilitação de Equipamentos de Proteção e Tiro Defensivo, Defesa Pessoal e Direitos Humanos.
As primeiras aulas foram ministradas pelo próprio diretor da escola, João Quevedo Reymunde, na sede do Sest/Senat, sobre direitos humanos. Nos outros dias, os ensinamentos foram na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), sobre defesa pessoal, e na sede da Socepe, em Itaara, nos estandes de tiros. Os agentes fizeram 100 disparos com revólver calibre 38. A partir disso, eles ficam habilitados a ter a posse de arma.
– É a primeira vez que esse curso vem para região, é importante qualificar o servidor. Já fizemos a habilitação em pistola .40, agora esse e novos cursos devem vir em breve. A aceitação dos servidores está sendo muito boa, pois estamos conseguindo qualificá-los cada vez mais – comemora o delegado penitenciário regional Anderson Procknow.
Os agentes penitenciários administrativos atuam em funções burocráticas dos presídios. Já os técnicos superiores são psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e advogados.
Fonte: DIARIO DE SANTA MARIA