Servidores da Susepe recebem curso de defesa pessoal e direitos humanos em Santa Maria

Além disso, agentes da parte administrativa foram habilitados para o uso de arma

susepe

Pouco menos de um mês depois do primeiro curso a partir da criação da sede da Escola do Serviço Penitenciário em Santa Maria, servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) lotados na 2ª Delegacia Penitenciária Regional já estão participando de outro curso de qualificação.

De segunda-feira até este sábado, 20 agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários dos presídios de Santa Maria, Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santiago, São Francisco de Assis, São Sepé e São Vicente do Sul estiveram em salas de aula, no tatame e no estande de tiros do curso de Habilitação de Equipamentos de Proteção e Tiro Defensivo, Defesa Pessoal e Direitos Humanos.

As primeiras aulas foram ministradas pelo próprio diretor da escola, João Quevedo Reymunde, na sede do Sest/Senat, sobre direitos humanos. Nos outros dias, os ensinamentos foram na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), sobre defesa pessoal, e na sede da Socepe, em Itaara, nos estandes de tiros. Os agentes fizeram 100 disparos com revólver calibre 38. A partir disso, eles ficam habilitados a ter a posse de arma.

– É a primeira vez que esse curso vem para região, é importante qualificar o servidor. Já fizemos a habilitação em pistola .40, agora esse e novos cursos devem vir em breve. A aceitação dos servidores está sendo muito boa, pois estamos conseguindo qualificá-los cada vez mais – comemora o delegado penitenciário regional Anderson Procknow.

Os agentes penitenciários administrativos atuam em funções burocráticas dos presídios. Já os técnicos superiores são psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e advogados.

Fonte: DIARIO DE SANTA MARIA