Servidores municipais representam 4,7% da população gaúcha, aponta IBGE

Brasil tem 9,3 milhões de servidores públicos estaduais e municipais

Os servidores municipais representavam 4,7% da população total do Rio Grande do Sul em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira em pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros.

De acordo com a pesquisa, a média nacional é de 5,1% servidores municipais. Em 2001, a população brasileira somava 172,4 milhões de habitantes e a proporção de servidores municipais era de 2,2%. Em 2014, esta relação subiu para 3,2%, quando a população atingia 202,8 milhões de habitantes.

Ao todo, o Brasil tem 9,3 milhões de servidores públicos estaduais e municipais. O número de estatutários predomina entre os trabalhadores tanto nos estados como nos municípios. Apesar de indicadores mostrarem um aumento de profissionais atuando sem vínculo empregatício e com comissão. Uma informação que se destaca é o aumento da escolaridade dos funcionários. Houve uma elevação significativa de servidores municipais que completaram o curso superior ou de pós-graduação. Isso atinge 1/3 do total dos cargos no ano passado.

Os estados com menor média de servidores municipais em relação à população estadual são Paraná, Pernambuco e Rondônia. Neles, o funcionalismo público representam 4,5% da população geral. Os estados do Tocantins e Amazonas, na Região Norte, a maioria dos estados do Nordeste (com exceção da Bahia e Pernambuco), os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Região Sudeste, assim como os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, localizados no Centro-Oeste, detêm os maiores percentuais de servidores públicos municipais em relação à população estadual, variando de 0,7% a 25,8%.

Transparência

Outros dados foram disponibilizados na pesquisa divulgada hoje pelo IBGE. Entre as informações, estão dados sobre o aumento no investimento na área da informática por parte dos municípios e dos estados. Isto ocorreu por conta da pressão pelo aumento na transparência e maior interação com os setores das sociedade. De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais, 74,5% dos municípios brasileiros tinham página na internet em 2012.

Já no ano passado esse percentual pulou para 88,7%, mostrando crescimento de 14%. Além disso, houve elevação nas cidades com mais páginas institucionais interativas. Entre os estados, o serviço era quase total.

Internet grátis

Chama a atenção também a cobertura de serviço de “wi-fi” à população. Na análise, 14 estados, entre eles o Rio Grande do Sul, oferecem acesso gratuito por conexão wi-fi, contra os outros 13, que não tinham esse serviço. O dado mais representativo é da oferta de wi-fi nos municípios.

O serviço cresceu 83,2% entre 2012 e 2014, passando de 795 municípios para 1.457. Por outro lado, os municípios ainda estão longe de cumprir a Lei de Acesso à Informação. Apenas 19,3% dos municípios têm legislação específica para garantir o acesso às informações.

Fonte: Correio do Povo