
Segundo a administração municipal, grupo trabalha na linha de frente de combate à pandemia assim como os profissionais de saúde.
Servidores da prefeitura de Santana do Livramento, cidade da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, que atuam como fiscais durante a pandemia foram equiparados a profissionais da área da saúde e receberam a vacina contra a Covid neste mês.
Os fiscais trabalham em ações de vigilância à saúde, como checagem de denúncias de aglomerações de pessoas e de realização de festas clandestinas, por exemplo. Segundo a administração municipal, esse grupo de pessoas está tão exposto ao vírus quanto os profissionais da área da saúde, por isso, precisava ser imunizado.
“Foi um grupo muito pequeno que foi vacinado. Foram usadas cerca de 20 doses. A medida não foi uma iniciativa da secretaria de saúde, mas uma ação respaldada pela legislação”, afirma a secretária municipal de saúde, Caroline Alves Gomes.
A titular da pasta faz referência à circular 57/2021 do Governo Federal para justificar a equiparação dos fiscais aos profissionais da área da saúde. O documento diz “Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde”.
Caroline garante que somente servidores envolvidos em ações de vigilância em saúde foram imunizados. Eles receberam a primeira dose da vacina e devem receber a segunda nos próximos dias.
O que diz a 10º CRS
A 10º Coordenadoria Regional de Saúde (10º CRS) afirma que os profissionais vacinados estão junto à vigilância em saúde, então, têm direito à vacina.
Santana do Livramento vacinou com a 1ª dose, até agora, cerca de 10,3 mil pessoas. Com a 2ª dose, foram cerca 2,2 mil pessoas.
Fonte: G1