A ação provocou uma grande movimentação de segurança e resgate e foi acompanhada de longe pelos funcionários do Marfrig
Fotos: Vera Pedroso e Flaviane Favero
Uma simulação de incêndio, explosão e resgate provocou uma grande movimentação no frigorífico Marfrig, em Alegrete, no início da manhã desse dia 29. O prédio da empresa foi evacuado e cerca de 400 funcionários do turno, foram removidos para um ponto de área segura.
O trabalho foi comandado pelo Sargento Canabarro e contou com três ações diferentes de simulação e resgate. Primeiro, o salvamento de uma vítima de incêndio em espaço confinado que foi removida e encaminhada ao Hospital pela ambulância do SAMU. Quase que imediatamente a Brigada de Incêndio de Alegrete, com roupas e máscaras especiais, fez o resgate da vítima de vazamento de amônia que veio na ambulância do HGUA. A outra situação de resgate foi de uma pessoa vítima de asfixia por incêndio removida pela própria ambulância do grupo Marfrig.
O gerente industrial do Marfrig de Alegrete, Silmar Nicolini explicou que o trabalho teve duas finalidades. – Uma foi agir com rapidez e segurança para proteger a unidade e nossos servidores, em caso de sinistro. E, também para treinar a própria equipe de 43 servidores brigadistas do próprio frigorífico.
Toda a ação, desde a saída do quartel dos Bombeiros até a chegada ao frigorífico (7km da cidade), o trabalho de resgate, salvamento e remoção das vítimas durou cerca de 26 minutos. A média de cada resgate foi de menos de sete minutos, conforme o Sargento Canabarro, que comandou a operação. Ele explicou que esse trabalho é previsto a cada semestre em empresas e locais de grande fluxo de pessoas, máquinas ou equipamentos sujeitos a incêndios etc.
Também participaram da operação a Guarda Municipal, Ambulâncias d0 SAMU e do HGUA.