Simulado resgata vítima de enxurrada do Rio Ibirapuitã em Alegrete

Por volta das 10 h, desta fria sexta-feira (26), a Corporação de Bombeiros recebeu um chamado. Do outro da linha uma voz masculina suplicava por socorro. Um parente havia sido levado pela enxurrada do rio que invadiu sua residência.

Iniciava naquele instante, um simulado promovido pelos bombeiros com resgate de vítima em situação de enxurrada. A movimentação num dos acessos ao rio pelo Porto dos Aguateiros, beirou o realismo. Do chamado até a chegada da corporação levou exatos 5 minutos. Nesse intervalo foram acionados SAMU, RGE, Brigada Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil.

Todo aparato se encontrou na beira do rio que já havia saído quase 8 metros do seu leito normal. Parentes da vítima não informaram muita coisa, por conta do nervosismo. Apenas disseram que a água havia invadido a casa e arrastado o tio, suplicava seu sobrinho, acompanhado por outro tio. Imediatamente dois homens-rãs adentraram o rio com um bote em busca da vítima.

Além da SAMU, uma ambulância do município aguardava no local. Foram 4 minutos de intervalo de tempo entre a chegada dos bombeiros e o Serviço de Atendimento Médico Urgente.

Uma equipe da RGE, coordenada pelo eletrotécnico Rafael Cesar, fez o atendimento para possível corte de energia na região atingida pela enxurrada. A casa localizada nos fundos do bairro São João ficou ilhada e com 70% de sua área submersa. Uma embarcação do 12º BE Cmb, atuou no resgate, verificando a área onde a enxurrada atingiu a moradia, e dando suporte via fluvial aos bombeiros.

O resgate durou cerca de 45 minutos, quando os bombeiros localizaram o homem com vida, que aguardava próximo a um perau, distante 9 km do local de onde haviam entrado.

A vítima foi coberta por uma manta térmica e transportada até o local onde a ambulância e técnicos da SAMU aguardavam. Ele foi removido ao hospital. Encerra ali, uma atividade que contou com um trabalho conjunto entre policiais militares, Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Ação Social.

A atividade vai ser analisada pelo comando dos bombeiros, que destacaram a efetiva participação de todos envolvidos na situação. O sargento Dimorvan de Moraes do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância dessas ações e parabenizou todos pelo empenho. O bombeiro Adão Roberto, que orquestrou o resgate se disse satisfeito e com objetivos atingidos.

Pela Defesa Civil Ernesto Viana, salientou o engajamento de todos e o treinamento eficaz que mobilizou os órgãos de segurança do município. A UABA e UAMA também estiveram presentes, no resgate que contou com a visita dos vereadores Celeni Viana e Vanda Dorneles.