Sindicato alerta trabalhadores rurais sobre cuidados para evitar câncer de pele

Dezembro é o mês da prevenção do câncer de pele.
O câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo um dos tipos de câncer mais frequente no Brasil e no mundo.

Essa dispalsia é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. É causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.
Pela exposição solar, segundo pesquisas, o público mais atingido é na população rural, pois trabalha horas expostos ao sol e por anos.

Devido a isso, diz a técnica de enfermagem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Tanise Toscani, ser de suma importância que as pessoas se conscientizem e pratiquem o auto cuidado como forma de prevenção. A equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais traz algumas dicas para a população rural prevenir o câncer de pele:
-Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h
-Procurar lugares com sombra.
-Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
-Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30.
Ressaltamos que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete – STR em parceria com a FETAG RS, a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Projeto Saúde na Pele, segundo a psicologa Anne Carolyne Ferreira.

O objetivo é repassar protetor solar aos pequenos produtores Rurais, enquadrados nos Critérios do PRONAF – DAP / CAF, sendo entregue 1 protetor solar a cada 3 meses, ou seja, 3 ao ano.
Os produtores rurais que desejarem acessar o programa, devem procurar o o STR, com a seguinte documentação: CI, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Endereço rural e CAF ou DAP.

Com informações: Anne Carolyne Ferreira (Psicóloga STR) Tânise Toscani ( Tec. Enfermagem STR) e Jesus Dorneles presidente do STRA

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários