
O Sindicato dos Comerciários de Alegrete alerta os trabalhadores sobre recissões de contrato de trabalho. A entidade recebe muitas reclamações de empregados dizendo que as recissões estão erradas, com valores que não condizem ao que o trabalhador tem direito a receber.
Elaine Muller, presidente do Sindicato, diz que antes de assinar o empregado deve pedir auxílio ao sindicato que vai conferir se todos os direitos estão sendo pagos de acordo com a Lei. Então, não assine nada sem antes verificar se está tudo correto, diz a presidente do Sindicato. Porque, segundo ela, ao assinar você dá a quitação do seu contrato de trabalho e com todas as retiradas de direito até o FGTS, a Caixa está liberando sem a quitação das guias dos meses que o patrão não depositou, esclarece.
A sindicalista diz que há casos de pessoas que trabalham anos em empresas e estão saindo com metade do Fundo e sem o pagamento da multa.
Informa que o governo tirou a obrigatoriedade da Contribuição Sindical, mas a contribuição negocial continua para que possamos defendê-lo. O valor{ não chega a 20 reais por mês, o que garante vários benefícios, como plano de saúde, academia, clínica dentária, dentre outros.
Vera Soares Pedroso