
Também conhecida como síndrome de Ekbom, a síndrome das pernas inquietas é um distúrbio caracterizado por alterações e agitação das pernas de modo involuntário. Geralmente surge em mulheres a partir de 40 anos, mas podendo surgir em qualquer pessoa e qualquer idade, inclusive nas crianças. Em alguns casos mais avançados, o distúrbio pode alcançar os braços, deixando o dia a dia ainda mais complicado.
Quando a pessoa tem uma rotina corrida e acaba deitando muito cansada, as chances da síndrome “aparecer” ou piorar são bem mais altas. As causas desse distúrbio ainda não foram completamente desvendadas, mas sabe-se que pode ser passado de forma hereditária ou pode ser falta de ferro e dopamina.
Sintomas:
- Desconforto e necessidade de mover as pernas;
- Dor;
- Formigamento;
- Arrepios;
- O incomodo diminui ao movimentar-se;
- Pontadas.
Consequências:
- Incapacidade de ficar quieto e participar de coisas simples como ir ao cinema, sentar-se para conversar ou ir a algum lugar que exija ficar quieto;
- Dificuldade para dormir, já que a necessidade de movimentar-se é grande;
- Sonolência e irritabilidade;
- Possível depressão.
Tratamento:
Geralmente é recomendado o uso de benzodiazepínicos, para tentar “acalmar” o corpo e a mente.
Vale lembrar que a cafeína e cigarro pioram casos como esse, sendo um gatilho para essa síndrome. Coisas como energético, café, chocolate e refrigerantes devem ser evitados, para que o caso não se agrave ainda mais.
O diagnóstico deve ser feito por um especialista, que irá encontrar a melhor forma de tratar a síndrome das pernas inquietas sem desencadear outros sintomas que interfiram no dia a dia, como náuseas e tonturas, por exemplo.
Dicas para diminuir os sintomas:
- Molhe as pernas com água bem quente no chuveiro antes de repousar;
- Faça exercícios de agachamento, a quantidade depende da sua resistência;
- Consulte seu médico e peça medicamentos homeopáticos para pernas inquietas, eles não viciam e irão ajudar a aliviar os sintomas;
- Faça massagens sempre que puder, seja com cremes hidratantes ou pomadas com mentol, como Vic VapoRub, por exemplo.
Geovanna Valério Lipa