
A primeira atividade é nesta quarta às 19hs no Cult Cinemas com exibição gratuita. O projeto CineBotucatu, faz a exibição do documentário Sobreviventes do Pampa, premiado documentário que trata das populações com origens indígenas, negras, ciganas, comunidades tradicionais que ainda vivem pelos rincões do nosso Pampa Gaúcho. Haverá um diálogo com Mariglei Dias do Quilombo Rincão da Chirca.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
O seminário prossegue na quinta-feira (24), pela manhã com a palestra de abertura com a Dra. Olga Lucia Reyes Ramirez, da Universidad de La Sabana (Colômbia), tem o tema “Pesquisas sensíveis: caminhos de diálogo com os territórios ancestrais”. Atividade no auditório Márcia Cera – Sala 101 na Unipampa.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A Kujã Iracema Gah Té Nascimento, indígena do povo Kaingang fará o ritual de abertura e estará presente em todo o evento.
Confira a programação:
10h30min: Circulos de Cultura Indígena na Educação Básica: uma tecnologia social para educadores/as
com a Dra Ana Luisa T. de Menezes (Unisc) e Ms. Carine Wendland.
13h30min às 15h:
Círculo de Cultura: a narrativa ancestral Kaingang e guarani como um processo mítico e político : a efetividade da lei 11.645/2008
Ms. Onório Isaías de Moura
Dra Fátima Rosane Souza
Dra. Sandra Maders e Cacique Hélio Penvã
15h30min às 17h:
Círculo de Cultura: documentário Ga ví: a voz do barro
Kujã Iracema Gah Té Nascimento
Aliriane Ferreira Almeida
Sexta-feira : 25 de abril
08h às 10h: Círculo de Cultura: jogos e literatura indígena
Ms. Onório Isaías de Moura
Ms. Carine Wendland
10h30min às 12h
Círculo de Cultura: sabedoria dos chás e ritual
Kujã Iracema Gah Té Nascimento
Ms Onório Isaías de Moura
13h30min às 15h30min
Sistematização dos Círculos de Cultura: o que fizemos e para onde vamos
O Seminário é uma organização conjunta do grupo de pesquisa Peabiru – Educação Ameríndia e Interculturalidade, da Universidade de Santa Cruz (Unisc), Programa Jykre-Kar: conversas Interculturais, da Unipampa Alegrete; Instituto Botucatu e Prefeitura Municipal de Alegrete (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer/Biblioteca Municipal Mario Quintana); e acontece na Unipampa Campus Alegrete (auditório Márcia Cera – sala 101). O público alvo é professoras, educadores; pedagogas; curso normal e demais interessado em culturas indígenas.