Somente neste ano já foram recolhidos mais de 34 t de pneus velhos para reciclagem

O descarte correto de pneus é extremamente importante para a preservação do meio ambiente, pois além de serem materiais poluidores, os pneus acumulados podem causar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como a dengue, entre outras.

Uma das principais preocupações da equipe da Secretaria de Meio Ambiente tem sido garantir à população meios de realizar o descarte correto dos pneus inservíveis. Para isso, disponibiliza o atendimento no Ecoponto, nas quarta e sextas-feiras, onde são recebidos pneus oriundos de borracharias, revendedores e dos próprios consumidores.
Os números mostram que este trabalho preventivo está dando certo. Em 2017, foram 149,9 ton de pneus recolhidos, número que aumentou em 2018, quando foram recolhidas 167,2 ton. Até o mês de março de 2019, 34,1 ton já foram recolhidas pela SEMMAM e carregadas pela Reciclanip para reciclagem.

Segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – ANIP, 70% dos pneus recolhidos no Brasil é transformado em combustível alternativo, os outros 30% são utilizados na indústria de calçados, pisos e tapetes.

Para a secretária Gabriella Segabinazi, os números refletem o trabalho sério que está sendo desenvolvido pela secretaria, inclusive na área de educação ambiental. “É o resultado do comprometimento da Administração Municipal, e principalmente da Secretaria de Meio Ambiente, que não tem medido esforços para oferecer estes serviços para a população. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo”.

A secretária destaca ainda que o setor de fiscalização ambiental da secretaria tem realizado um incansável trabalho, com o objetivo de coibir o descarte irregular de pneus.

DPCom PMA

Compartilhe
  • 27
  •  
  •  
  •  
  •  
    27
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*