Na quarta-feira, dia 5 a Fazenda Estadual, Guarda Municipal e Brigada Militar realizaram uma grande blitz na Praça Getúlio Vargas. Com o uso de computadores, técnicos identificavam, em poucos segundos, se o veículo estava com a documentação em dia.
No final da tarde, outra Blitz, no início da Eurípedes Brasil Milani abordou mais 179 veículos.
No dia 5 de agosto 1.279 abordagens foram feitas. Desse total, 23 veículos apresentaram atraso na documentação e foram recolhidos ao depósito do DETRAN. Para o diretor de trânsito, Gilmar Massary, menos de 2% estavam irregulares, o que pode ser considerado um número baixo se comparada com outra abordagens realizadas na cidade.
Uma possível explicação para o contingente de carros abordados abaixo da expectativa e o percentual de IPVA atrasado, deve-se ao vazamento da informação de que haveria uma grande blitz na Praça Getúlio Vargas. Massary diz que houve uma Rádio que alertou a população para a presenças dos técnicos da Fazenda Estadual em Alegrete. Isso justifica em parte o resultado final da ação. Muita gente que está com a documentação vencida não saiu de carro e moto ou fez outro trajeto. Quanto aos recolhimentos, a grande maioria foi de veículos novos e que não se enquadra na linha popular.
Outra blitz desse porte será realizada nos próximos dias, mas com o cuidado de evitar o vazamento da informação do dia e local.