Superlotação no Pronto Socorro gera reclamação dos usuários

Diretor do PSM diz que se não for urgência, a comunidade deve procurar os postos médicos em seus bairros

Pronto Socorro

Mais um dia de grande movimento no Pronto Socorro Municipal. Desde as primeiras horas de hoje (25), a procura por uma consulta lotou a sala de espera. Os 12 leitos estavam ocupados. Pela manhã, uma médica fez o atendimento, e a demora foi tanta que algumas pessoas desistiram e voltaram para casa.
O Portal Alegrete Tudo esteve no local conferindo o movimento e alguns pacientes disseram que aguardavam desde às 9h30min, e que o atendimento ultrapassou ao meio dia.
No início da tarde, entramos em contato com o Dr. André Alves, diretor administrativo do Pronto Socorro, o qual repassou informações em relação ao atendimento. Após a triagem, os pacientes aguardam por ordem de chegada, sendo que urgências e emergências são encaminhadas diretamente sem passar pela triagem.
Segundo ele, o atendimento foi lento, pela manhã, devido aos leitos estarem lotados. Mas na parte da tarde, dois médicos plantonistas realizaram as consultas. Sendo que algumas pessoas foram encaminhadas ao Posto de Atendimento Médico.
O diretor salienta que muitas pessoas buscam atendimento no Pronto Socorro sem necessidade, são casos de atendimento nos postinhos. Alves informa que os postos médicos funcionam com o Programa Mais Médicos e profissionais clínicos gerais que atendem durante todo o dia. Não é preciso mais madrugar, relata o profissional. Sobre a longa espera de hoje, diz que além dos pacientes nos leitos, ocorrem as emergências, como nessa quarta-feira que aconteceu um acidente de trânsito com vítima e contribuiu para a demora no atendimento aos demais.
Socorro
 
Fotos: Júlio César da Luz