
E num grande espetáculo, a pira que foi acesa a chama crioula de 2024, aqui em Alegrete, também chamou atenção. Confeccionada pelo artesão e comunicador visual Vinicius Schranck, da cidade de Cristal, a pira tem 2m 05cm de altura e 1.60 m de largura. O suporte onde ardeu o fogo que foi distribuído a todo o estado do RS é de aço carbonizado, galvanizado e tem duas lanças cruzadas como a proteger a centelha- símbolo do tradicionalismo gaúcho, diz o artista. Em baixo está o mapa de Alegrete.
Passagem de Matteus no BBB despertou saudade em conterrâneos distantes de Alegrete
Vinicius comentou que pelo terceiro ano consecutivo fez o suporte onde é acesa a Chama Crioula do Estado e isso é gratificante – Eu como artesão me sinto orgulhoso e gratificado por poder realizar este trabalho a um público apaixonado por cavalos e a tradição gaúcha, atesta.
Ele disse, ainda, que uma réplica está à disposição para venda, no Bolicho do Parque, marcando a 75ª geração da chama crioula do RS.