Susepe proíbe temporariamente visitas nos presídios do RS; medida vale a partir de 23 de março

Até lá, visitantes com mais de 60 anos, menos de 12 ou gestantes estarão proibidos de entrar nas casas prisionais. Escolta de presos para audiências também estará suspensa, devido ao coronavírus.

As visitas a presos nas penitenciárias do Rio Grande do Sul serão suspensas temporariamente, por decisão da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), divulgada na noite desta segunda-feira (16).

A medida passa a valer a partir do dia 23 de março, com duração de 15 dias. A partir de terça-feira (17), até o dia 22, haverá a restrição de visitas de pessoas com mais de 60 anos, menos de 12, e gestantes, definiram as secretarias.

Somente uma pessoa por vez poderá fazer a visita. O objetivo é conter a chance de contaminação por Covid-19, o novo coronavírus, nas penitenciárias.

O estado tem 11 casos confirmados da doença nesta segunda-feira (16). No país, são 234 pacientes com diagnóstico para o Covid-19.

“Neste momento a prevenção é um ato de responsabilidade que deve ser compartilhado por todos”, afirmou Cesar Faccioli, titular da Seapen.

A pasta também divulgou que, com orientação conjunta com o Judiciário, estão suspensas as realizações de audiências com escoltas de presos. Não haverá visitas de organizações da sociedade civil e de instituições religiosas, nem aulas do EJA aos detentos.

Também devem ser reforçadas as ações de limpeza, e o governo providenciou a compra de lotes de máscaras e álcool gel para ser utilizados nos presídios.

Fonte: G1