Tabajara Ruas, Juremir Machado e Dado Villa-Lobos na 36ª Feira do Livro

Uma grande Feira do Livro está sendo planejada para 2015. De 30 de junho a 05 de julho, o Largo do Centro Cultural será mais uma vez o palco da maior festa da cultura em nosso Município, que este ano vai apresentar algumas novidades. A partir do tema proposto. “Diálogo entre Literatura e Cinema”, diversas atividades estão sendo planejadas.

PATRONO – Foi a partir deste temática a ideia de convidar Tabajara Ruas para patrono desta edição do evento. Além de ser um dos mais respeitados escritores gaúchos, Tabajara tem forte vínculo com a sétima arte, sendo roteirista e produtor do filme “Neto perde sua alma”, baseado em seu livro homônimo; produtor e diretor do documentário “Brizola – Tempos de Luta”; e atualmente produzindo o longa “Senhores da Guerra”.

Tabajara Ruas, patrono da 35ª Feira do Livro de Alegrete. Foto - Omar Freitas (1)

Como escritor, Tabajara Ruas é reconhecido internacionalmente e assina importantes títulos da literatura gaúcha, como “A Região Submersa”, “O  Amor de Pedro por João”, “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez”, entre outros.

CINEMA – As escolas foram desafiadas a apresentar-se na Feira com trabalhos inspirados no tema do evento. E a Comissão Central já recebeu dezenas de inscrições de trabalhos sobre Cinema, inclusive para apresentações de curtas metragens produzidos nas escolas. O professor Paulo Amaral, diretor de Cultura do Sesc, parceiro da Prefeitura de Alegrete na organização da Feira do Livro, mostra-se entusiasmado com a receptividade nos colégios. “A ideia foi bem aceita e desafiadora”, comemora. Outra ideia inovadora para 2015, serão as 24h de cinema ininterruptos no teatro do Centro Cultural. Os títulos a serem exibidos estão sendo escolhidos a dedo e o “Madrugadão” ficará a cargo da Associação Nerd de Alegrete, cujos integrantes ficaram entusiasmados com a proposta. Cássio Silveira, presidente da entidade, disse que o grupo está mobilizado. “Desde a Feira do Livro do ano passado que os nerds já aguardavam a próxima edição e este convite serviu como um estímulo extra à nossa participação no evento”, comemora.

Feira do Livro em 2014

Um Legião Urbana na cidade – Entre os nomes que estarão agigantando a Feira do Livro 2015, está o de Dado Vila Lobos, integrante da emblemática banda de rock Legião Urbana, que vai  abordar o tema “Memórias de um legionário”, em palestra show que promete marcar época em Alegrete. Será no sábado, 04 de julho.

JUREMIR – Outro nome de peso que confirmou presença é Juremir Machado da Silva. O escritor e jornalista é hoje um dos principais cronistas do Rio Grande do Sul, assinando coluna diária no Correio do Povo. Sua palestra “Mídia, Política e Imaginário” será no dia 02 de julho, às 20h.

36ª Feira do Livro terá palestra de Juremir Machado da Silva

HOMENAGENS – Como escritor homenageado desta edição foi escolhido o escritor e jornalista alegretense Tibério Vargas Ramos. Professor da Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC, Tibério tem produzido com periodicidade e qualidade impressionantes e é figura certa nas principais Feiras do Livro do estado. Em Alegrete participará da maioria das atividades propostas. “É uma alegria e uma honra receber esta homenagem da minha cidade”, agradeceu.

Professor e jornalista Tibério Vargas Ramos será o escritor homenageado

A Feira 2015 também prestará outras três significativas homenagens. Serão destacados o diretor teatral e também cineasta Joel Cambraia Machado e as professoras de Música Therezinha Fernandes e Baldomira Lopes, pela longa e produtiva trajetória no mundo da arte. “São profissionais da maior qualidade, cujo trabalho anônimo e continuado vem incentivando o surgimento de talentos e a formação integral de gerações de jovens”, valoriza o diretor de Cultura, Kiko Bragamonte.

CONCURSO DE CRÔNICAS DANIELA CUNHA – Mais uma vez os estudantes terão oportunidade de inscrever sua produção textual no Concurso de Crônicas Daniela Cunha, em homenagem à cronista alegretense que prematuramente faleceu, no auge da sua produção literária. Seus três livros – “Viajar é Preciso”, “Pelas águas de março” e “Banho de Lua” servem de inspiração para os jovens, que têm estimulada sua capacidade criativa e seu trabalho reconhecido na Feira.

CAFÉ NA FEIRA – Uma das necessidades da nossa Feira do Livro era um espaço de confraternização, com café e opções de lanche que estivessem integrados ao Largo. “Esta demanda foi atendida e o Lions Clube estará com a responsabilidade de atender este espaço, oportunizando desta forma o ambiente para confraternização do público que vem prestigiar o evento”, comemora o diretor do Centro Cultural, jornalista Paulo Berquó. Também vale ressaltar que outras opções de lazer e compras estarão abertas, além da comercalização de livros. Haverá espaço para Feiras de Artesanatos, produtos da APAFA, entre outros, tornando todo o Largo e seu entorno muito mais atraente o colorido.

OTIMISMO – O secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, confia num evento grandioso. “Tudo está sendo planejado com criterioso planejamento”, explica. Para Cláudia Rizzatti, gerente do Sesc local, a expectativa para este ano é das melhores. “Confiamos que 2015 será um divisor de águas na trajetória da nossa feira”, disse. A vice-prefeita Preta Mulazzani, por sua vez, está entusiasmada com esta edição. “Teremos nomes representativos da cultura a nível estadual e nacional, o que assegura visibilidade ao evento”, projeta. O prefeito Erasmo Silva também revela otimismo. “Nossa Feira vem crescendo a cada ano, não apenas em quantidade de livros comercializados – que é um grande indicativo – como em qualidade”. Para o chefe do Executivo, a Feira do Livro de Alegrete já está inserida entre as principais do Estado.

LogomarcaFeiraDoLivro