
Nádia Miletto explica que a secretária da saúde, Heili Temp, autorizou as PICs ,porém o atendimento por enquanto está voluntário – Solicitamos que se compre material para que quando essa atividade for implantada na Rede de Saúde as terapeutas tenham como trabalhar. O recurso, diz Nádia, vem de uma emenda do Deputado Cherini.
Leia mais: Figura popular de Alegrete, “Dominado” está desaparecido desde sábado
O trabalho coordenado pela psicóloga Nádia Mileto, por meio da AUFAMISMA (Associação da Saúde Mental) e do Projeto Fluir Alegrete, conta com a participação de voluntários que realizam atendimentos gratuitos em diferentes unidades de saúde do município.
Os serviços disponibilizados incluem práticas como reiki e benzeduras, que ajudam a promover o equilíbrio físico e emocional dos participantes. As sessões ocorrem nos seguintes locais e horários:
ESF Vera Cruz – Sexta-feira pela manhã
ESF Rondon – Segunda-feira à tarde (Reiki)
Rua Mariz e Barros, 57 – Quarta-feira às 14h (Benzeduras e Reiki)
Nádia Mileto diz que o objetivo da atividade é ampliar o acesso da comunidade às terapias complementares, reforçando a importância do cuidado integral à saúde. Segundo a psicóloga, incluir essas praticas em unidades de saúde de Alegrete, representa um avanço significativo no acolhimento terapêutico, promovendo bem-estar e qualidade de vida.