As histórias se confundem, difícil não associar o Flamenguinho ao popular Toninho. O clube foi fundado em 14 de julho de 63, pelo até hoje presidente, Antônio Carlos Fagundes, o Toninho. Figura conceituada no esporte nacional e mundial, Toninho é simples, dinâmico e dedicado 24hs ao clube que já faz parte de sua vida. Marcamos uma entrevista em seu local de trabalho. Respondeu atentamente as perguntas e indagações sobre o EFIPAN. Confira os principais trechos da entrevista, a menos de 15 dias do início do maior encontro de futebol infantil da América:
Toninho: A idéia surgiu durante o Campeonato Sul Americano de Futebol Infantil, em Buenos Aires, no mês de janeiro de 1980. O Flamenguinho, juntamente com a Sociedade Esportiva PALMEIRAS, foram as únicas equipes brasileiras a participar deste Campeonato promovido pela AFIM 78 (Associação de Futebol Infantil do Mundial de 78), que foi realizado no Estádio do Vélez Sarsfield, utilizado no Mundial de 78, na Argentina. Durante o evento, conversando com as demais equipes sul-americanas que estavam participando, entre elas, o Nacional de Montevidéu, Cerro Porteño do Paraguai, Academia Tahuichi de Santa da Cruz de la Sierra (Bolívia), e as grandes equipes de Buenos Aires (Boca Juniors, Independiente, Argentinos Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield. Perguntamos se as equipes que estavam lá gostariam de participar de um torneio em Alegrete, no mês de julho. Diante da aceitação da ideia por parte da maioria das equipes, retornei para Alegrete e juntamente com o Sr. Juan José Oseín (Argentino), que foi quem nos levou para participar do Sul-Americano, fizemos uma reunião com as lideranças do Município, juntamente com o Dr. José Rubens Pilar (Prefeito) e o Comandante da Guarnição Federal, Cel. Dutelvir Pereira do Nascimento (12º BE COMB.) que prontamente se prontificaram em apoiar e alojar as delegações nas Unidades Militares. A partir daí, foram formadas Comissões de Trabalho, Coordenadas pelo Breno Pinheiro Prates e ficou acertada a realização do torneio, cujo nome colocamos EFIPAN (Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano).
Portal: Grêmio e Inter são o carro chefe do EFIPAN ?
Toninho: Realmente, a dupla GRE-NAL é o carro chefe do evento, pois no Rio Grande do Sul, a divisão de torcida é na dupla, e o evento tem que ter a participação de ambos.
Portal: E o Flamengo com está para este ano ?
Toninho: O Flamenguinho está muito bem para este ano, pois no último EFIPAN se classificou bem, e a partir do último evento, já montamos uma equipe de Alegrete, através do técnico Rinaldo Arrussul (Nadinho), e só precisamos trazer alguns atletas para compor o grupo de 23. A metade é da cidade mesmo, e os que vêm de fora, já foram observados durante o ano.
Portal: O Encontro já revelou muitos craques mundialmente consagrados, qual foi a maior revelação do Flamenguinho até aqui ?
Toninho: E evento realmente já consagrou muitos atletas que hoje estão brilhando em suas equipes no Brasil e no Exterior: NEYMAR, ALEXANDRE PATO, RIQUELME, TEVEZ, CAMBIASSO, JEFERSON, entre outros. Do Flamenguinho, quem está em evidência atualmente é o SIDNEI que está na Europa e vários que já estão brilhando em outras equipes, bem como alguns já em final de carreira.
Portal: O Toninho é gremista ou colorado ?
Toninho: O Toninho é “FLAMENGUINHO”.
Toninho: A mensagem que eu deixo é que, quem tiver a oportunidade de disputar o EFIPAN, aproveite, pois esta é a melhor “vitrine”, por trata-se do melhor campeonato infantil realizado na América, tal o número de craques que já pisaram no gramado do Estádio Municipal Farroupilha.