Torre de medição dos ventos para energia eólica será construída em Alegrete

A Vice-prefeita Maria De Fátima Castro Mulazzani, deputado Adão Vilaverde, Vereadores Jeferson Brunning, Zé Paulo e Cléo Trindade,  de reunião com o Dr. Ronaldo dos Santos Custódio – Diretor de Engenharia e com o Dr. Franklim Fabricio Lago – Gerente de Departamento, da Empresa Eletrosul em Florianópolis.

Eolica Eletrosul (2)

A pauta principal foi a questão de energia elétrica da região e do nosso município, sendo que o processo para instauração de torre de medição com intenção de futuro instalação de parque eólico em Alegrete está sem situação avançada.

Será instalada no mês de outubro na localidade da Harmonia,  torre de medição que vai medir a situação dos ventos na Região das Três Divisas, o que vai proporcionar a análise dos ventos,  para construção de  futuro parque eólico naquela Região.

Eolica Eletrosul III

A instalação da torre de medição irá beneficiar os municípios de Quarai, Uruguaiana e Alegrete com finalidade de desenvolver o  Parque Eólico, o qual será posteriormente construído.

Ademais também foi tratado sobre a realização de Rede de Transmissão da energia oriunda do Parque Eólico.

Sendo que a transmissão é da mesma importância da geração, para a utilização dessa energia sustentável.

Eolica Eletrosul II

Já estão sendo realizados os estudos para implantação da rede de transmissão, o que vai demandar um investimento no município e região de grande monta financeira, em torno de R$ 500.000.000, 00 ( quinhentos milhões de reais).

No próximo ano as obras da rede de transmissão terão seu início, o  que vai proporcionar a distribuição da energia gerada pelo parque eólico, que também vai contemplar o Alegrete.