Tradicionalismo gaúcho: Alegrete conquista sétimo e oitavo lugares no JuvEnart 2024

Duas invernadas juvenis de Alegrete representaram a cidade entre os 12 finalistas do JuvEnart 2024, realizado no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, no distrito de Recanto Maestro, em Restinga Sêca. O Grupo Nativista Ibirapuitã (GNI) e o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG) concorreram na categoria juvenil, alcançando posições de destaque.

O Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), por sua vez, trouxe uma coreografia inspirada no romance que originou a música “Castelhana”, de Elton Saldanha e Rui Biriva. Com uma equipe técnica liderada por Patricia Silveira e Andrei Aquino, a invernada enfatizou o espírito de união que guiou o grupo ao longo do ano de preparação, garantindo a sétima posição. Em depoimentos, os pais destacaram a emoção de ver os filhos com garra e determinação.

“Não tem explicação a emoção e o prazer de estar junto dessa gurizada, onde todos se tornam pais e filhos. O estresse do dia a dia é esquecido, e homens ogros, gaúchos, choram e olham uns para os outros, emocionados. A emoção prevalece sobre o bom senso. Parabéns ao CTG Farroupilha por nos proporcionar momentos como esse. Ah, se querem saber, o Borjão chorou sim, e não tenho vergonha disso.”- pontuou.

Família salva filhote de beija-flor e mãe do pequeno pássaro reaparece de forma surpreendente

O GNI apresentou o tema “As Tecelãs”, uma homenagem ao trabalho artesanal das mulheres gaúchas. Com uma delegação de 90 pessoas, o grupo, sob a orientação dos instrutores Rafael Machado e Tayara Carús, subiu ao palco com o objetivo de melhorar a colocação obtida no ano anterior. O GNI ficou em oitavo lugar na competição e também trouxe título de Melhor Pilcha Prenda.

“Estar entre os 12 finalistas do RS é muito gratificante. Esse resultado é fruto do trabalho e esforço de um grupo humilde, que ensaia frequentemente no CTG Aconchego, que gentilmente nos cede seu espaço, já que nossa sede é limitada. Somos guerreiros, pois, apesar de todas as dificuldades, pelo segundo ano consecutivo estamos entre os grandes grupos do RS” – destacou a coordenadora Eliane Toledo.

Nos cinco anos de Giovana ela ganhou o maior presente, abraçar seus ídolos da BM

O JuvEnart 2024 reuniu 142 grupos de diferentes regiões do estado, competindo em diversas modalidades de danças tradicionalistas. A edição contou com uma novidade: a estreia da modalidade de Dança Campesina. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, que movimentou o final de semana em Restinga Sêca.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários