
A cerimônia de acendimento da Chama Crioula, realizada por volta das 22h, contou com a presença do vice-campeão do Big Brother Brasil Matteus Amaral, natural de Alegrete.
A solenidade foi antecedida por uma apresentação teatral e contou com a participação de cavaleiros de 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, totalizando mais de 1,4 mil participantes. Além disso, representantes de Santa Catarina, Argentina e Uruguai estiveram presentes, prestando homenagem à cultura comum dos povos do Pampa.
Homem fere companheira com martelo; foi preso sem fiança
Já a distribuição da Chama Crioula aconteceu na manhã deste sábado (17), assim como a cavalgada e também a Churrascada do Baita Chão Especial Pampa. Além do simpósio de integração cultural, com o tema “05 Gaúchos e Los Gauchos: A Vida no Pampa”. O dia terminou com shows da cantora uruguaia Catherine Vergnes e um baile com o grupo Alma Gaudéria, cuja canção “Chama da Esperança” foi escolhida como tema da Chama Crioula deste ano.
Empreendimento em Santa Cruz do Sul resgata tradições de Alegrete
O encerramento do evento ocorrerá neste domingo, com uma mateada às 15h30min, seguida de apresentações artísticas. Organizado em parceria com o governo estadual, prefeitura de Alegrete e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento também tem um objetivo econômico, buscando revitalizar o comércio local nas regiões afetadas pela crise climática.
A presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, destacou a importância de investir na cultura e na juventude, afirmando que as atividades tradicionalistas desempenham um papel crucial na recuperação econômica e cultural do Rio Grande do Sul.