Três criminosos fogem do Presídio Regional de Santa Maria em dois dias

Casa prisional enfrenta defasagem no quadro funcional

Três criminosos fugiram do Presídio Regional de Santa Maria nos últimos dois dias. As fugas aconteceram entre a madrugada de terça-feira e a tarde de quarta-feira. As informações são do repórter João Pedro Lamas, da Rádio Gaúcha Santa Maria.

O presídio enfrenta defasagem no número de policiais da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). São cerca de 12 profissionais que auxiliam nas áreas administrativa e de segurança das 8h às 18h. A partir desse horário, ficam seis no plantão, que são divididos em duplas para atender cada um dos três blocos até a manhã seguinte. Há 235 presos (154 homens e 84 mulheres) na casa prisional hoje, ou seja, há apenas seis profissionais para monitorar todos os presos.

Conforme o delegado Anderson Prochnow, a relação entre as fugas e a defasagem no efetivo é coincidência, pois o número abaixo do ideal é um problema histórico.

–Profissionais se aposentaram, o que também contribuiu para a queda no número do quadro funcional – disse.

Além disso, se espera a abertura de concurso público para preencher as vagas, mas ainda não há data definida. O delegado afirma ainda que, se comparado a outras regiões, Santa Maria tem um bom efetivo.

Os fugitivos

Amauri Brites da Silva fugiu, possivelmente, na madrugada de terça-feira. Ele cumpria pena no regime semiaberto. A administração percebeu sua ausência na hora da checagem na manhã de terça. Peterson da Rosa Moreira e Jonas Escobar da Silva fugiram, possivelmente, na tarde passada ao pular um muro.

A polícia investiga e faz buscas.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA