
Foram três dias intenso da verdadeira festa gaúcha na região do Durasnal, com uma expressiva participação do público. Ainda na sexta-feira (10), a movimentação no CTG dava mostras do sucesso desta edição. No entanto, a solenidade de abertura ocorreu no sábado (11), com presença de autoridades do município e convidados da edição 2023.
“Parque dos Patinhos”, o programa preferido dos alegretenses nas tardes de domingo



Ainda na noite, o movimento ficou por conta de um show dos Chacreiros e Legião Farrapa. Já no sábado, teve sequência as provas campeiras e artísticas que finalizou o dia com um baile a cargo fo Tchê Véio.

Centro de Tradições, piquetes e grupos tradicionalistas da cidade e da região montaram acampamentos e participaram ativamente das provas campeiras, artísticas e culturais. Além de representações de Alegrete, o rodeio recebeu participantes de Rosário do Sul, Manoel Viana, Santiago, São Francisco de Assis, Cacequi, Santana do Livramento, Uruguaiana, Montenegro, Quaraí e Dom Pedrito.
Vídeos: mulher é atacada e entra em luta corporal com ladrão; ele foi detido por motofretistas

Nas principais provas campeiras destaque para os vencedores na modalidade tiro de laço. O quarteto vencedor na Força 1, foi Laerte Silva, Rodrigo Duarte, Cleber Duarte e Rubinei Freitas. Na Força 2, o título foi para Edson Rodrigues, Camilo Rodrigues, Pioco Souza e Igor Santos. Já na Força 3, deu o quarteto composto por Marcos Gomes, Elizandro Dias, Rafael Castro e Abel Silva.

Na modalidade Piá, vencedores Gonçalo Estivalet e Deivid Lucas. Na Guri, Martin Rodrigues e Lucas Tamara. Na Veterano deu Antônio Zacarias. A Rainha do Laço foi Luiza Rey e o título de Peão Rural foi conquistado por Eduardo Lopes.
Na Taça Oswaldo Aranha, Laerte Silva, Cleber Duarte, Murilo Matias e Manoel Valau venceram na Força A. Enquanto o quarteto Leonardo Duarte, Victor Conceição, Robson Marques e Hiago Santos, foram os vencedores na Força B.

O 34º Rodeio Crioulo do CTG Oswaldo Aranha, ainda registrou os concursos de culinária, com destaque de premiação para o GT Os Tauras, o concurso de chimarrão onde o 1º lugar foi para Leonidi Duarte dos Santos, representando o Piquete Tradição do Parové e o 2º lugar com Bárbara Cardoso, GT Igiquiquá.
No artesanato, também destaque de premiação do GT Os Tauras. No concurso artístico muitos participantes de Alegrete e região, com destaque para prendinha Liana Geraldo Peixe, 1º lugar solista vocal, representando o GT Otacílio Peiche e na declamação, destaque para mãe e filha: Sarah de Almeida categoria mirim e Suzimari Almeida, ambas alcançaram o 1º lugar representando o CTG Nico Dorneles.
Parcial do Irga aponta 19% na região e Alegrete atinge 18% da área colhida
A patroa Glaubia Jaques, destacou o empenho e comprometimento de todos diretores que colaboraram para que tudo saísse como planejado e comemorou o resultado.
“O público correspondeu e ocorreu tudo tranquilamente. Agradecemos à todos que se empenharam em fazer mais uma autêntica festa da tradição gaúcha no Durasnal”, avaliou a tradicionalista do CTG Oswaldo Aranha.




Fotos: reprodução