Tribunal de Contas do Estado adquire nova ferramenta para facilitar pesquisas em seu Portal

O sistema de buscas Google Search Appliance possibilita localizar, em milésimos de segundos, qualquer informação hospedada pelo site referente ao assunto escolhido em uma base que abriga 220 mil processos sobre as contas do Estado e dos 497 municípios

tribunal
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibiliza em seu Portal uma nova ferramenta para facilitar o controle social e o acesso à informação. O sistema de buscas Google Search Appliance possibilita localizar, em milésimos de segundos, qualquer informação hospedada pelo site referente ao assunto escolhido em uma base que abriga 220 mil processos sobre as contas do Estado e dos 497 municípios.
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, para que a transparência seja praticada, a informação precisa estar efetivamente ao alcance do cidadão. “Pensando nisso, aprimoramos as ferramentas de consulta de modo a franquear um acesso mais rápido, seguro e efetivo aos dados hospedados no ambiente virtual. Estamos preocupados não só com a quantidade das informações prestadas, mas também com a qualidade do serviço oferecido pelo portal”, disse.
O projeto, que está na sua primeira fase de implementação, abrange documentos, como processos já julgados e andamento dos demais estudos, publicações do Diário Eletrônico e notícias. Até o final do ano, a aplicação doGoogle Search Appliance será estendida para a base de legislação, inclusive a dos municípios gaúchos, já armazenada pelo Tribunal de Contas.
Além da ferramenta de busca, o espaço Controle Social hospeda a execução orçamentária de todos os Municípios gaúchos e do Estado, incluindo despesas e receitas; os indicadores de saúde, de educação, de previdência própria, dados socioeconômicos e orçamentário-financeiros e suas correlações com as médias estadual e nacional; e o acervo de legislação municipal. Também constam no portal do TCE-RS, informações sobre os processos que tramitam na Casa, os atos normativos por ele expedidos e sua jurisprudência e os dados exigidos pela Lei de Acesso à Informação, como os relativos a competências, programas, receitas, despesas, concursos, licitações, contratos e auditorias. Acesse em www.tce.rs.gov.br.
Fonte: Rafael Nemitz