Esta semana, aconteceu uma reunião de trabalho na Santa Casa de Caridade sobre o Troco Solidário. Este projeto foi sugerido pelo vereador Rudi Pinto, em julho de 2013, que identificou que ele era utilizado em várias cidades brasileiras arrecadando, através do troco, recursos para as entidades filantrópicas. Neste sentido, Pinto procurou a rede de mercados Peruzzo e a direção da Santa que firmaram a parceria. Ano passado foi arrecadado quase 40 mil, demonstrando o quanto é importante esta campanha.
Durante a reunião, foi destacado que é necessário buscar alternativas para a grave crise que atinge a saúde no estado, já que os recursos, segundo Antonio Jorge Barcelos Souza, provedor da Santa Casa estão atrasados e o hospital está com um déficit de aproximadamente 3 milhões. “Precisamos usar a inteligência e as alternativas que temos como o Troco Solidário, a contribuição na Conta de Luz, as campanhas do Lions e o troco na rede de farmácias Panvel. A comunidade quando é convidada a ajudar participa porque entende a importância que o hospital representa para o Alegrete e região, além de ter total transparência na prestação dos recursos arrecadados nas campanhas”.
Participaram do encontro representando o Peruzzo de Alegrete, os gerentes Itamar Fioravante, Márcio Marchezan e Alissandro Franklin, Rudi Pinto, Antonio Jorge Souza e José Costenaro, assessor de administração, que buscaram soluções para o aumento de arrecadação do Troco Solidário. Ficou definido que a troca dos banners e a colocação de cartazes nas caixas, para que a população saiba quanto está sendo arrecadado mensalmente.
Para o idealizador do projeto aqui em Alegrete, o importante é que a comunidade aderiu ao Troco Solidário e está fazendo a sua parte. “A comunidade alegretense tem dado a sua contribuição e ajudado porque sabe que sua participação é fundamental e que com esta nova turbinada na campanha, mais recursos deverão aportar e ajudar nesta hora difícil”.
Na oportunidade, os gerentes dos Supermercados Peruzzo, ressaltaram que as questões sociais fazem parte do dia-a-dia da empresa que está sempre à disposição da população para desenvolver parcerias que beneficiem a comunidade onde estão inseridos. Márcio Marchezan, gerente da loja da Venâncio disse que Alegrete está muito bem servido na área da saúde. Quando em outras localidades os hospitais estão fechando ou diminuindo seus atendimentos pelo SUS, a Santa Casa de Alegrete se sobressai pela administração. “Precisamos destacar a gestão desenvolvida no hospital e a qualidade do serviço prestado e precisamos unir forças na busca de recursos que possam vir a ajudar o hospital e, nós, da Peruzzo estamos dando nossa contribuição aos alegretenses”.
“Chegamos a atender cerca de 84% do SUS quando o contrato é de 60%, pois não temos como deixar as pessoas desassistidas, fazemos a nossa parte e a comunidade precisa saber que as obras que desenvolvemos para melhor atender os pacientes tem sido com recursos próprios. Quando atrasamos os salários, no último mês, sentíamos vergonha de olhar para os funcionários, mas eles cumpriram suas obrigações sempre com qualidade e com um sorriso no rosto”, finalizou.