UFRGS brinca com declaração sobre “balbúrdia” e post viraliza nas redes sociais

Palavra foi usada para divulgar as atividades que farão parte do projeto UFRGS Portas Abertas, neste sábado (18).

A intenção da assessoria de imprensa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) era despertar a atenção dos jovens estudantes para o projeto UFRGS Portas Abertas, mas o post divulgado na tarde de quinta-feira (16) acabou viralizando por conta de uma palavra: balbúrdia. Ela foi formada com a primeira letra de nove das 1.271 atividades simultâneas que serão ofertadas a vestibulandos e público em geral neste sábado (18), das 8h às 14h. 

Balbúrdia foi uma das justificativas usadaspelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, para reduzir verbas em três universidades federais. Em 30 de abril, numa entrevista à repórter Renata Agostini, do jornal O Estado de S. Paulo, Weintraubcomunicou que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”. Na mesma reportagem, o ministro definiu como exemplos do que considera bagunça: “Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus”. 

A declaração criou uma onda de revolta entre estudantes e professores, que aumentou ainda mais quando foi anunciado que o contingenciamento seria estendido a todas as universidades federais e institutos federais. Os anúncios, somados aos cortes em bolsas da Capes, culminaram num grande protesto na quarta-feira (15), com milhões de brasileiros nas ruas em centenas de cidades pelo país. 

Segundo a vice-secretária de Comunicação da UFRGS, Édina Rocha, o objetivo da equipe ao criar o post foi atrair a atenção dos jovens a partir do tema mais comentado nos últimos dias. 

— O nosso público é bastante jovem e, por isso, queríamos algo que fosse respeitoso, tratasse de maneira muito informal o tema e despertasse a atenção para a programação do evento, podendo ser assimilado por todos — argumentou. 

Até as 15h20min desta sexta-feira (17), o post já havia alcançado 10 mil curtidas reunindo as redes Facebook, Instagram e Twitter do @ufrgsnoticias. No Facebook, rede onde o post alcançou maior alcance, já eram mais de 3,5 mil reações, 3 mil compartilhamentos e 232 comentários. A mensagem é a mais lida entre as mais recentes postagens. Entre os seguidores que aplaudiram a iniciativa, um postou “Melhor federal do país faz assim, mostra o que produz com inteligência!”.

No Twitter, foram 2,2 mil curtidas, 942 compartilhamentos e 39 comentários, com ampla maioria apoiando a iniciativa e pedindo informações sobre o evento. No Instagram, foram 2.007 curtidas. Dos 30 comentários, apenas um usuário foi contrário à estratégia da assessoria de imprensa e postou “o mais impressionante disso tudo é que a hipérbole do ministro foi respondida com manifestações e greve estudantil, greve essa que nada foi além de matar aula para tentar contrariar o comentário ao mesmo tempo que quase o torna verdadeiro”. Outro instagrammer o rebateu com um “nada a ver”. Em seguida vieram outros “eu amo uma universidade”, “afrontosa a menina UFRGS”, “UFRGS maravilhosa” e vários instagrammers marcando outros para participarem do post e do evento. 

Saiba mais

  • O que: Programa UFRGS Portas Abertas
  • Quando: Sábado (18), das 8h às 14h
  • Onde: em todos os campi da UFRGS
  • Para mais informações, clique aqui
  • Para quem se destina: vestibulandos e público em geral

Fonte Gaúcha ZH

Compartilhe
  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
    10
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*