
O projeto visa não só melhorar o fluxo de trânsito, mas também promover maior integração entre diferentes regiões da cidade, impulsionando o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos moradores.
A Prefeitura recebeu da Universidade Federal de Santa Maria, o projeto de construção da segunda ponte em Alegrete. Junto com a proposta da segunda ponte, a UFSM também entregou uma projeto que abranje os estudos hidrológicos, o mapeamento das áreas e o plano de drenagem do município. Com esses dados em mãos, a administração municipal poderá planejar não somente a construção da segunda ponte, mas também outras intervenções importantes para amenizar as inundações no município.
Com a chegada do calor será preciso atenção redobrada com relação ao mosquito da dengue
A secretária de planejamento, Érica de Vargas, destacou que a contração da empresa está em andamento através da Fundação de Apoio (FATEC), após a contratação e conclusão dessas etapas. Alegrete estará mais próxima de iniciar essa obra, que é uma antiga demanda da comunidade”, ressaltou a servidora pública.

São seis estudos dentro dessa proposta, mas, basicamente teremos os relatórios hidrológicos, o mapeamento das áreas e o plano de drenagem do município, disse Érica. Além disso, a secretária fez questão de destacar que o projeto custará cerca R$ 200.000 mil reais, os mapeamentos e plano de drenagem, por volta de R$ 600,000 mil, configurando um investimento próximo a um milhão de reais ao todo. Confira abaixo, os estudos que a Universidade Federal de Santa Maria irá realizar no local.
Estudo 1 – Levantamento Planialmétrico – Da área urbana de Alegrete e incluindo a elaboração do Modelo Digital de Terreno
Estudo 2: Levantamento Batimétricos (Seções Transversais do rio)
Estudo 3 – Modelagem Hidrológica de diversos riscos de inundação
Estudo 4- Definir as área ribeirinhas e locais de deslizamento de terra
Estudo 5- Plano Diretor de drenagem urbana
Estudo 6- Estudos hidrológicos para o local da nova ponte