
E um desses típicos gaúchos, seguidamente, visto pelas ruas do centro da cidade é conhecido por Mano Lima.

A sua bombacha é larga e ele não se importa de andar assim, mesmo que com ela arremangada. E não falta o chapéu tombado na testa e o lenço vermelho que na história gaúcha caracteriza os maragatos.
Maragatos foram os sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, no ano de 1893, em protesto contra a política exercida pelo governo federal, representada na província por Julio de Castilhos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço, simbolizando sua oposição.
Em sessão do Tribunal de Júri, vítima pede para cancelar o julgamento
Gaúchos assim não são tão comuns em outras cidades, mas em Alegrete alguns mantém o uso da pilcha e chamam atenção pela cidade. Eles moram e trabalham no interior, e vem à cidade e continuam com as mesmas pilchas que costumam usar no meio rural e dizem ter orgulho de andarem assim.

Para esse taura nada muda a não ser o local em que vem tratar de assuntos em bancos ou fazer compras. E anda a passos largos em uma das principais ruas do centro de Alegrete
Fotos: Nuria Vargas
Parabéns pela matéria!! Enaltecer estes costume que estão se perdendo . Gaúcho de verdade orgulho da tradição. Homem trabalhador, digno de uma cultura rica e forte.
Normal e importante para manter viva a cultura gaúcha. Inclusive o Juiz de Direito da Vara Criminal de nossa Comarca, cultua a nossa tradição e cultura no RS, e o faz muito bem, trabalhando normalmente devidamente pilchado.
Parabéns, ótima matéria! Uma homenagem a uma figura típica de nossa cidade, um cidadão comum que preserva as raízes do pampa com orgulho, representa muito novo povo.parabens!!