Uma mulher no comando da Portuguesa dá mais brilho ao Efipan

A professora, formada em Educação Física, Pamela Rossetto Martins, 25 anos, recebeu a missão de comandar o time luso paulista sub 13 na 35ª edição do Efipan.

2015-01-19 14.05.59

Mal sabia ela que entraria para a história como a primeira mulher inscrita como treinadora. “O pessoal passa por mim e não acredita, acham que eu sou preparadora física, já me confundiram com psicóloga” , brinca, a técnica paulista. Pamela é simpática e simples. Ela concedeu uma entrevista ao Portal Alegrete Tudo em dia de folga, em plena segunda-feira, após o almoço na Sociedade Italiana, num sol escaldante com temperatura acima dos 33º C.

2015-01-19 14.05.17

A jovem atua há 6 anos como treinadora e chegou na Portuguesa através do irmão. “Eu levava ele nos treinos e acabei me apaixonando pelo futebol”, lembra. Daí em diante, estudou e se aperfeiçoou como treinadora. Depois de ministrar treinos em uma escolinha surgiu o convite para auxiliar do time Sub 13 da Portuguesa, e é claro, aceitou de imediato.

a pamela troca

“Foi um ano intenso. O planejamento para disputar o Efipan foi cumprido e, no final me anunciaram como técnica para vir para o Sul,” conta.”A pressão sempre existe, e acredito que é a oportunidade de ouro de provar meu trabalho”, enfatiza com categoria de quem tem o grupo na mão.

2015-01-19 14.05.12

Ela sempre perguntava informações acerca da disputa, da cidade para um garoto que disputou o encontro em 2014 e retornou com a equipe novamente em 2015 por ser da categoria 2000: “mas quando cheguei, tive surpresa. A competição é muita “parelha”, a organização é boa e a cidade com um povo receptivo”, comenta sobre o Efipan.

a pamela maca

2015-01-19 14.05.34

A derrota na estreia foi creditado ao nervosismo: “teve moleques com vômitos no vestiário”, explica a treinadora, que já vai avisando, “agora não tem mais margem para o erro”, pondera a jovem comandante do time paulista. Ela diz que convive bem com a garotada. “Eles me respeitam, todos são colegas e o meu grupo é muito companheiro, conversamos, discutimos e orientamos os meninos sempre em prol da formação deles, antes, como cidadãos e depois como atletas”, declara.

a pamela

Seu objetivo é colocar a Portuguesa na próxima fase, comer um churrasco e levar bons resultados para São Paulo. Antes de sair para curtir a folga avisa: “anota aí são dois favoritos: a Portuguesa, depois o Inter de Porto Alegre”, avisa.

2015-01-19 14.05.48

A Portuguesa tem pela frente os uruguaios do Liverpool, Juventude, o clássico diante do Corinthians, Chapecoense, e por último, o tricolor gaúcho. A treinadora Pamela Rossetto que está alojada na escola estdual Emílio Zuñeda admite que não irá realizar treinamentos: “é um jogo atrás do outro. Faremos só um recreativo com ênfase na parte física”, adianta a professora como é carinhosamente chamada pelos meninos da Lusa paulista.

2015-01-19 14.07.22

Ao final da entrevista agradecemos pelo bate papo e ela retribui com um “bom trabalho para vocês e obrigado pela atenção”. Logo a seguir se despede com um sorriso de quem ainda tem um dia de folga na 3ª Capital Farroupilha.

Fotos: Júlio Cesar Santos e Pedro Mello