União é campeão do “Cinquentinha” da LAF

As equipes do Sindicato e União foram os finalistas do torneio da LAF. A categoria Master acima de 50 anos, teve de buscar recursos próprios para poder realizar o citadino 2014 da categoria.

Esse é um dos maiores clássicos dentro do futebol amador alegretense. Já aconteceram várias decisões entre as duas equipes e, a disputa é bem equilibrada. Inclusive, já em 2015, o Sindicato venceu seu rival na final do Torneio do Ibirapuitã, sediado no campo da Antena. O resultado foi de 3 x 1.

No final de semana passado, novamente encontraram-se as equipes, mas, desta vez, na categoria Master. A primeira chance clara de gol foi aos 15 minutos do primeiro tempo, com o atacante Taxinha, do União, que desperdiçou. No entanto, redimiu-se apenas dois minutos depois, ao cobrar e converter um pênalti sofrido por Valério. A comemoração não durou muito tempo. Aos 28 minutos, Jesusinho deixou tudo igual e, apenas 3 minutos depois, já nos acréscimos, o mesmo virou o placar para a equipe do Bairro Macedo.

a união bandeira

O segundo tempo começou bem mais fechado, pois o Sindicato tentava segurar o resultado. Logo aos seis minutos, o União recebe uma falta próxima a grande área e o jogador que cometeu a falta não recebeu cartão. O lance gerou muita reclamação por parte do lado azul, tanto que o lateral direito do União, Reni, foi expulso. Com um jogador a menos, a equipe da Vila Izabel mostrava-se afoita e com pressa. Mesmo nessas circunstâncias, em uma cobrança de escanteio o goleiro Borrego recebeu a bola mal, deixando-a livre para o zagueiro Farias deixar tudo igual. O Sindicato ainda teve uma chance clara de virar o placar, o travessão impediu o rubro negro do Bairro Macedo.

a união valério

A partida então encaminhou-se para a decisão nos pênaltis. O público previa uma decisão difícil para os cobradores, pois estavam entre as traves do campo do Palmeiras dois dos maiores pegadores de pênaltis do futebol amador alegretense: Gordo, pelo União e Borrego, pelo Sindicato. As duas primeiras cobranças das duas equipes convertidas. O terceiro cobrador do Sindicato desperdiçou. Como agradecimento pelo presente, o atacante Valério também não converteu. Jesusinho do Sindicato e Brizil do União também converteram suas cobranças. Até que o zagueiro Ivan tentou tirar a bola do goleiro Gordo, a colocando no canto esquerdo, onde ela encaminhou-se para fora. O zagueiro Zacarias apenas colocou a bola para dentro em uma bela cobrança, concretizando assim a vitória para a equipe do União. Final em tempo normal: Sindicato 2 x 2 União. Final nos pênaltis: Sindicato 3 x 4 União.

a união penalti

O União sagrou-se campeão citadino 2014, numa competição organizada entre os clubes. Já que a Liga não tinha verbas para concretizar a competição no ano passado.

Fotos: Rosana Ruviaro