Unidade demonstrativa para produção de Oliveiras já tem 290 mudas plantadas

Técnico Adil Oliveira apresenta unidade demonstrativa ao prefeito Erasmo, vice-prefeita Preta, secretário Alberto Prates e direto José Eurico Costa
Na manhã da quarta-feira (26), o prefeito Erasmo Silva, a vice-prefeita Preta Mulazzani, o secretário de Agricultura e Pecuária, Alberto Prates, o diretor da pasta José Eurico Costa e o técnico em agropecuária Adil Oliveira fizeram visita à propriedade que recebeu a unidade demonstrativa do Programa Olivais do Pampa. O programa, que visa incentivar a implantação da olivicultura na região, tem como foco a produção de azeitona de mesa e o azeite de oliva.
A propriedade selecionada, localizada na localidade do Capivari, do produtor Jocemari Fagundes Moura, cedeu um hectare para a implantação da unidade demonstrativa, em que foram plantadas 290 mudas de quatro variedades de oliveiras, sendo três italianas e uma espanhola. “Louvamos o interesse nos produtores que percebem a importância de diversificar a sua produção e buscar novas alternativas”, entende Preta Mulazzani.
A Secretaria de Agricultura e Pecuária já presta assistência técnica a mais duas propriedades interessadas, estando uma com seu pomar instalado e a segunda encaminhando os insumos. Outras acabaram sendo descartadas pela equipe de extensão. “Em se tratando de áreas comerciais, é necessário que se tenha cuidados especiais, estritamente dentro da técnica”, alerta o diretor da SAP, José Eurico Costa.
Com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e parceria do Governo da Itália pelo Programa Brasil Próximo, o programa tem previsão futura de instalação de agroindústria beneficiadora de azeite extra-virgem e laboratório de certificação. Espera-se que a partir do quatro ano de cultivo das oliveiras a produtividade seja de pelo menos 6 mil quilos de azeitonas, cujo litro de seu azeite pode render entre 15 a 20 reais. “É mais uma possibilidade de crescimento que chega ao campo. Temos capacidade de querer ainda mais no futuro”, afirma o prefeito Erasmo Silva.