UNIPAMPA projeta soluções em software para o Museu Oswaldo Aranha

No último dia 21, o Museu Oswaldo Aranha (MOA) foi pauta em uma atividade realizada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A atividade foi promovida pelo projeto de extensão “Museu Oswaldo Aranha: levantando problemas de Engenharia de Software“, e contou com a participação do diretor do MOA, Anderson Corrêa.

Diretor Ânderson Corrêa apresenta ações do MOA no projeto de extensão da Unipampa

A atividade foi dividida em duas partes: no primeiro momento, o diretor do museu fez uma breve contextualização das ações desenvolvidas pelo MOA, gestão, acervo e atividades educativas desenvolvidas pelo espaço. Logo após, o acadêmico de engenharia de software, Ricardo Machado, fez um relato sobre a investigação que ele fez no MOA, a fim de identificar de que forma a engenharia de software pode contribuir para dar mais agilidade às atividades do museu.

A partir do trabalho realizado pelo acadêmico, surgiram propostas de criação software para facilitar o cadastro e a gestão do acervo do museu, jogos educativos,criação de um site e um sistema se emissão de certificados digitais das atividades promovidas pelo museu.

Para o diretor do MOA, Anderson Corrêa, a atividade foi bastante produtiva e reafirma a parceria entre o museu e a Unipampa, que já colabora no projeto de restauração da casa de cultura. “Alguns acadêmicos já demonstraram interesse em desenvolver os softwares e colaborar com o museu. A parceria é boa para ambas as partes: para o museu, que vai ter uma gestão mais e para os acadêmicos, que terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido na universidade”, comenta.